Bauru e grande região

Cultura

6ª Virada Inclusiva acontece na próxima semana

Evento celebra o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

27/11/2015 - 11h00

Com a intenção de fazer pessoas com e sem deficiência interagirem em ações integradas, a 6ª Virada Inclusiva apresenta três eventos na próxima semana. O Teatro Municipal (Av. Nações Unidas, 8-9) recebe no dia 1º de dezembro, a partir das 20h, o espetáculo “O Pequeno Príncipe”, baseado na obra homônima de Antoine Saint Exupéry e encenado por usuários e funcionários da SORRI Bauru. No dia 3 de dezembro, também no Teatro Municipal, acontece a exibição de cinema de animação com acessibilidade, às 14h30, e o Desfile de Fantasia Inclusivo, às 20h.

O evento celebra o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, instituído no dia 3 de dezembro pela ONU – Organização das Nações Unidas. Idealizado e coordenado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Virada Inclusiva conta com uma ampla rede de parceiros e colaboradores voluntários e será realizada em dezenas de cidades do estado de São Paulo, cuja programação pode ser acessada no site viradainclusiva.sedpcd.sp.gov.br .

Aqui em Bauru, a realização é da Secretaria Municipal de Cultura. Desde 2010, a Virada Inclusiva reúne representantes da sociedade civil organizada e pessoas de todas as classes que, em comunhão, celebram esse dia criando uma agenda que atenda a todos e que traga, em sua essência, o tema proposto pela ONU, além de prestar homenagem a exemplos da humanidade.

A VIRADA INCLUSIVA cresce a cada ano, sinal de que cada vez mais pessoas estão aderindo ao movimento pela inclusão da pessoa com deficiência. Isso é fruto do trabalho de todos os parceiros da iniciativa, que acreditam ser possível realizar atividades para todas as pessoas.

Além de celebrar o DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, possibilita que todos, pessoas com e sem deficiência, possam estar juntos em ações inclusivas nas ruas, praças, parques, museus e teatros no Estado de São Paulo.

 

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Organização das Nações Unidas em outubro de 1992, em comemoração ao término da década 1983-1992. A partir de então deficiência e pensar a inclusão desse segmento na sociedade, para que ele influencie os programas e políticas que o afetem.

As Nações Unidas buscam enfatizar os significativos benefícios que a acessibilidade pode trazer, tanto para pessoas com deficiência quanto para a sociedade, e a divulgação desse fato entre os governos, as empresas e o público em geral. Neste sentido, como um dos princípios básicos dos Direitos Humanos, a acessibilidade se insere no contexto mais amplo da promoção da igualdade.

Considerando a magnitude e a amplitude do tema, o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com de Deficiência – Conade deliberou realizar uma campanha de sensibilização e mobilização da sociedade para a eliminação das barreiras atitudinais, de informação e arquitetônicas, entre outras, que impedem as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida de participar efetivamente da vida em sociedade.

, a cada ano, no dia 03 de dezembro, é estimulada uma reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência, tanto na instância nacional como na municipal.

Essa iniciativa tem como objetivo conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos; promover os direitos humanos; conscientizar a população sobre assuntos de deficiência; celebrar as conquistas da pessoa com

Programação em Bauru:

6ª VIRADA INCLUSIVA

Dia 1º - 20h – Teatro Municipal

Espetáculo “O Pequeno Príncipe”, baseado na obra homônima de Antoine Saint Exupéry

Apresentado por funcionários e usuários da SORRI Bauru

Promoção: SORRI Bauru

Dia 3 - 14h30 – Teatro Municipal

Exibição de curtas-metragens de animação com audiodescrição e janela de libras

Parceria: ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação).

 

Dia 3 – 20h – Teatro Municipal

Desfile de fantasia inclusivo com homens e mulheres com deficiência de Bauru, personificando famosos super-heróis, sob coordenação de Drika Valério e acompanhados pelo DJ Gabriel Black Alpha.

Parceria: Somos Todos Nós