Bauru e grande região

Cultura

Público já pode ter acesso a Bíblia de 1854

Livro pertence ao acervo do Museu Histórico Municipal e foi digitalizado

30/11/2016 - 07h00

Divulgação
Bíblia traduzida por Martinho Lutero está disponível no Museu

Uma bíblia, datada de 1854 e traduzida por Martinho Lutero para o alemão, agora pode ser consultada por pesquisadores e pelo público em geral.

O livro, que foi doado ao Museu Histórico Municipal de Bauru em 1979 por Elzio Bertaglia e Marco Antônio Leite, acaba de se tornar digital, processo importante para preservar e compartilhar itens raros. Essa bíblia, por exemplo, está protegida por vidro para evitar sua deterioração.

MAIS BENEFÍCIOS

“A digitalização traz também a possibilidade de ter documentos em alta resolução, permitindo que sejam feitas ampliações sem afetar a qualidade, além da praticidade na localização dos arquivos por meio de pastas digitais, a diminuição do risco de fraudes e a redução dos gastos com copiadores e do espaço necessário para o armazenamento dos arquivos”, explica Bruno Carvalho, da DB-ON, empresa que doou o serviço ao Museu de Bauru.

“Esse processo é fundamental para a preservação de um documento tão importante como a Bíblia que foi digitalizada e as informações que ela traz”, completa Elson Reis, secretário municipal de cultura. Para saber mais procure pelo Museu Histórico Municipal, que fica na rua Rio Branco, 3-16, no Centro. Informações: (14) 3232-4621.