Bauru e grande região

Cultura

Breves reflexões sobre a alma viram livro

Obra do psicoterapeuta zen-budista Dorival Vieira será lança na 25.ª Bienal Internacional do Livro, na Capital, em 5 de agosto

por Marcele Tonelli

20/07/2018 - 07h00

Aceituno Jr.
Dorival Vieira lança o livro de poesias Alma

"As palavras servem. O silêncio muito mais. Todos os mundos nele cabem". Esta é uma das breves reflexões que compõem o livro de poesias "Alma", do psicoterapeuta, zen-budista e bauruense Dorival Vieira. A obra será lançada na 25.ª Bienal Internacional do Livro, em 5 de agosto, na Capital, às 14h, no estande da editora Scortecci.

De leitura rápida, o exemplar promete instigar o leitor a pensar sobre a vida e o modo de agir no dia a dia. Ao longo das 37 páginas, o autor provoca indagações sobre o mundo e a forma de ser de cada um.

"Uma pedra em um jardim zen é flor. Tudo depende da forma como vemos e encaramos as coisas. Eu tenho um jeito diferente de ver as coisas. E este mundo que esta aí é uma proposta caótica, quanto mais você parar para pensar em si mesmo, menos irá sofrer com o apego mundano", pondera Vieira.

O prefácio é assinado pela Monja Coen, uma das sumidades do Zen-Budismo no Brasil.

"Um dos maiores ensinamentos que eu tive no budismo é sobre carregar pouco, porque, no fim, a nossa alma só levará o que cabe a ela", reforça.

O AUTOR

Formado pela Universidade do Sagrado Coração (USC) na década de 80, Dorival é autor de outras obras como "Páginas em Branco", "Psique e Arte" e "Txuca, O Grande Guerreiro".

Ele conta ainda que foi um dos precursores da Mostra Artes Sem Barreiras, hoje promovida pelo poder público de Bauru em parceria com diversas entidades e empresas do município. 

Bienal

A 25.ª Bienal ocorre de 3 a 12 de agosto e é realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). O evento tem como proposta destacar o livro como principal fonte do conhecimento em meio ao turbilhão de estímulos e canais de acesso a conteúdos que a tecnologia hoje proporciona. Nesta edição, a Bienal ocupa a totalidade do espaço do Anhembi (75 mil m2) e recebe selos editoriais de todos os gêneros, mantendo o preço do ingresso da última edição - sem reajustes.

Em números: serão 1.500 horas de atividades e 14 espaços oficiais do evento com atividades relacionadas ao universo literário. Site: https://www.bienaldolivrosp.com.br

SERVIÇO

Fale com o autor: [email protected] Página do autor no Facebook: Psique e Arte. Para informações sobre a Bienal, acesse: https://www.bienaldolivrosp.com.br ou Instagram: bienaldolivrosp; ou Facebook: Bienaldolivrosp; ou Twitter:bienaldolivrosp