Bauru e grande região

Cultura

Novas turmas na ABDA Filarmônica

Matrículas podem ser feitas até sexta-feira (12)

10/07/2019 - 07h00

Donato Fidelis - Alta Fotografia
Para as crianças de 7 a 9 anos também são oferecidas aulas de musicalização com xilofone

Donato Fidelis - Alta Fotografia
Xilofone (foto maior) e flauta doce são instrumentos usados no aprendizado inicial

Braço musical da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) em parceria com o escritório Abramides Gonçalves Advogados, a ABDA Filarmônica abre vagas para novas turmas que receberão aulas a partir do segundo semestre de 2019.

Atenção: interessados devem efetuar a matrícula na secretaria da associação na Arena ABDA até dia 12 de julho, sexta-feira, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

As vagas para diversas atividades musicais estão abertas a todas as crianças conforme idade estipulada para cada aula e são totalmente gratuitas. A meta é o desenvolvimento musical das crianças em diversos instrumentos para a formação de uma orquestra filarmônica em Bauru.

MUSICALIZAÇÃO E CORAL

Para as crianças de 7 a 9 anos, são oferecidas aulas de musicalização, onde os alunos mergulham no universo musical de um modo lúdico. Elas aprendem a tocar xilofone, flauta doce e fazem a iniciação ao aprendizado de percussão. Essas aulas são ministradas às terças e quintas-feiras pelo professor Tiago Barretta.

Ainda para os pequenos entre 7 e 9 anos há opção de fazer parte do coral infantil. As aulas de canto coral são ministradas pelo professor Irandi Fernando Daroz, às quartas e sextas-feiras.

Há aulas de canto coral também para adolescentes, entre 12 e 18 anos. As atividades do coral juvenil são concentradas em um único dia, aos sábados, das 14h às 17h.

Donato Fidelis - Alta Fotografia
Cordas são contempladas com aulas de violino (foto), viola, violoncelo e contrabaixo

INSTRUMENTOS

As crianças menores, após um período de contato com o mundo da música nas aulas de musicalização e coral, passam por avaliação dos professores e evoluem para as aulas nos instrumentos.

Já quem tem entre 10 e 14 anos pode aprender os primeiros acordes direto no instrumento que mais se identifica. Nesse caso, as atividades são realizadas em três dias da semana. Dois deles são reservados para a prática nos instrumentos e um dia específico para o aprendizado de linguagem musical, ministrada em vários horários, segundo preenchimento das turmas.

As aulas de instrumentos oferecidas pela ABDA Filarmônica são ministradas pelos professores Tiago Barretta, Luciano Manduca, Rosa Tolon, Alex Rodrigo Fernandes e professora-assistente Jislaine Cristina dos Santos: cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo): aulas na terça e sexta-feira um dia de linguagem musical; sopros (1. Madeiras - clarinete): aulas na segunda e quarta-feira um dia de linguagem musical. 2. Metais (trompete, cornet, trompa, eufônio e trombone): aulas na terça e quinta-feira um dia de linguagem musical.

ESSENCIAIS

Vale lembrar que em, todas as atividades, o comprometimento dos alunos e também dos pais ou responsáveis é fundamental. A frequência, disciplina e foco nos estudos são essenciais para o aprendizado e evolução.

Outro ponto importante é a disponibilidade para apresentações da ABDA Filarmônica que começam a acontecer a partir de certo ponto das atividades, quando o aluno já executa as canções. As apresentações mais recentes foram no Teatro da ITE, na USC e na inauguração do novo prédio da Receita Federal.

SERVIÇO

Vagas para coral, musicalização, instrumentos de cordas e sopros na ABDA Filarmônica, de 7 a 18 anos: aulas gratuitas das novas turmas terão início em agosto. Interessados devem procurar a secretaria na rua Fábio Geraldo, 3-50, Jardim Terra Branca, Bauru, até dia 12 de julho, sexta-feira, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira ou direto pelo telefone (14) 3202-9259.