Bauru e grande região

Cultura

Passinho motiva espetáculo à noite

Companhia de Dança Passinho Brazil, do Rio de Janeiro, faz apresentação gratuita, hoje, na Praça da Paz; também haverá projeção de imagens

21/07/2019 - 07h00

Reprodução/Facebook
Grupo em ação: passinho carrega traços de diversos estilos de dança, como frevo e hip-hop

Hoje, às 19h30, Bauru recebe a Companhia de Dança Passinho Brazil do Rio de Janeiro pelo Circuito Cultural Paulista. O grupo irá apresentar, na Praça da Paz, o espetáculo "Favela Digital", que presta um autêntico tributo ao passinho (estilo de dança e movimento cultural surgido nas comunidades do Rio de Janeiro). A companhia Passinho Brazil é a primeira de dança deste gênero no país.

Criada em 2013 por Byron Mendes, diretor geral, hoje possui também Henrique Talmah como diretor artístico. A companhia tem sede no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, com uma estrutura de escola de dança. e já possui experiência internacional.

CARACTERÍSTICA

O passinho nasceu associado ao funk, nas comunidades do Rio de Janeiro, e se popularizou pelo Brasil inteiro. Carrega traços de diversos estilos como frevo, samba, funk, dança contemporânea, hip-hop e pop.

É essa mistura de gêneros que o faz tão singular, como ressalta Byron, diretor artístico do grupo.

"O passinho começou com meninos que criavam uma maneira própria de dançar. Com essa mistura de danças, tem um aspecto antropofágico muito intenso, que faz parte do DNA dele."

'FAVELA DIGITAL'

O espetáculo "Favela Digital" mostra ao público as origens do passinho e o movimento cultural derivado dos primeiros bailes funks cariocas.

A apresentação conta ainda com a técnica de projeção "vídeo mapping", que irá sobrepor imagens virtuais no espaço de apresentação.

Mas a mistura com a tecnologia remete também à internet, local em que a dança se popularizou.

A ideia do espetáculo é, justamente, prestar um tributo ao movimento.

Byron ressalta que existe uma relação muito próxima entre o passinho e a internet.

"O grande difusor foi o Orkut. As pessoas gravavam as coreografias e postavam nas redes, existiam grandes comunidades e grupos na internet para os adeptos. Hoje o sucesso ainda é imenso. Tanto que um dos canais mais acessados no YouTube é justamente o Kondzilla, que é de funk".

O Circuito Cultural Paulista tem apoio da Prefeitura Municipal e é patrocinado pela Lwart Lubrificantes, com execução da APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte) e realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado de São Paulo e Ministério da Cidadania.

SERVIÇO

Circuito Cultural Paulista apresenta espetáculo "Favela Digital" com a Companhia de Dança Passinho Brazil: 21/7, hoje, a partir das 19h30, na Praça da Paz em Bauru - rua Nicolau Assis, 6-41, Jardim Panorama (às margens da avenida Nações Unidas). Evento é gratuito.

Em boa companhia

Criada em 2013, no complexo da Penha, zona norte da cidade do Rio de Janeiro, a companhia é considerada a primeira do gênero no país e possui formato de escola de dança, com professores e toda estrutura técnica para uma melhor qualidade de aprendizado, criação e prática. O grupo já se apresentou em eventos como o Festival Internacional de Dança de Cabo Frio, Festival de Inverno de Petrópolis, Festidança de São José dos Campos, Dança Ourinhos, Virada Paulista, Rio 2016, Sescs (itinerância).

Também fez turnê nacional patrocinada pela Caixa Cultural nas cidades de Brasília, Rio de Janeiro, Recife, Salvador e São Paulo. Atualmente a companhia conta com oito bailarinos fixos e dois suplentes.