Bauru e grande região

Cultura

Espetáculo "Figuras Inesperadas" se apresenta nesta quarta-feira

Haverá ainda uma oficina teatral "O Corpo Brincador em Cena", a partir das 14h

12/08/2019 - 10h28

Divulgação

Apresentação

Nesta quarta-feira, 14, o CEU das Artes recebe o grupo a Cia. Mundu Rodá com o espetáculo “Figuras Inesperadas” e a oficina “O corpo brincador em cena”. O espetáculo teve o horário alterado para às 19h, do mesmo dia. A oficina continua sendo às 14h.

O espetáculo foi contemplado pelo ProAc- Programa de Ação Cultural - edital de 2018 e tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura. A peça conta a história de um senhor poderoso que manda construir uma cidade para ser exemplo de modernidade, organização lucrativa e prazerosa. Jogos e divertimentos informais, a comicidade corrosiva, combativa ou despretensiosa são malvistas nessa sociedade. Nela o artista perde a sua função, a tradição é vista com menosprezo e começa a haver um processo de divisão, higienização social e violência. O ser humano começa a perder suas raízes e o poder torna-se decadente e solitário.

Para povoá-la, seu administrador, o Capitão Marinho, compra de Mestre Ambrósio, um vendedor de Figuras, um saco de figuras. O Capitão porém começa a expulsá-las pois elas não tem utilidade, nem dinheiro, nem qualificação para morar na cidade. Ambrósio tenta modificar algumas figuras para que elas fiquem. Enquanto figuras são expulsas, outras querem entrar. A morte de uma das figuras gera uma revolta,que é sufocada.

Oficina: O Corpo Brincador em Cena

Às, 14h será realizada também a oficina “O Corpo Brincador em Cena”, com três horas de duração. Essa oficina amplia o alcance de um trabalho e propõe se instaurar exatamente no trânsito entre mundos distintos, promovendo conexões entre a tradição e a inovação, a ancestralidade e a atualidade, o urbano e o rural, o teatro, a música e a dança.

Na oficina serão trabalhados diferentes elementos de algumas manifestações tradicionais brasileiras como o Batuque Paulista e o Cavalo Marinho pernambucano, destacando os princípios físicos que fundamentam estas tradições, as corporeidades e as qualidades de energia que elas despertam. Além disso, aborda a transformação do peso em energia, a dinâmica das ações no tempo e no espaço, presença cênica, ritmo, precisão, a relação com o chão e com o ar, a voz em ação e o jogo. São 20 vagas disponíveis e as inscrições são feitas pelo link:https://forms.gle/Y1iaVqrCzJG5SoXV6

Ler matéria completa