Bauru e grande região

Cultura

As aventuras de Guilherme

Batizada de 'As Lendas de Tyrondir', série ganha primeiro dos cinco livros concebidos pelo autor bauruense de 22 anos

por Thiago Navarro

03/09/2019 - 06h00

Aceituno Jr

Guilherme Reis Mantovani com seu livro "Os Ventos de Tempestade", primeiro da série "As Lendas de Tyrondir"

Aos 22 anos, o jornalista bauruense Guilherme Reis Mantovani aposta em série batizada de "As Lendas de Tyrondir" e o primeiro volume dos cinco previstos já ganhou vida: "Os Ventos de Tempestade".

O interesse do jovem autor pela literatura começou ainda na infância, ao ler "Harry Potter", e passou por autores clássicos de vários gêneros. Sem deixar de lado obras de nomes como George R. R. Martin, C.S. Lewis, Bernard Cornwell, Neil Gaiman e Patrick Rothfuss.

"Os Ventos de Tempestade" alia ficção e fantasia. Começa com os personagens Guilherme e Leslie entrando em outro mundo, Tyrondir, prestes a viver uma guerra.

"O primeiro livro conta a história de um garoto e uma garota, ambos jovens demais para os pesadelos que já foram forçados a enfrentar, tentando encontrar o seu lugar no nosso mundo, que lhes castigou bastante. E acham tal lugar, ironicamente, em outro mundo, cujo rei é um mago com um passado cercado de mistérios", diz Guilherme.

"Lá, percebem que sua presença tem um significado muito mais importante do que poderiam supor. O livro é repleto de seres mitológicos, aventuras épicas e descobertas de autoconhecimento, como amizade genuína, compaixão, amor e justiça", frisa o autor.

FANTASIA

Guilherme está escrevendo o segundo livro da série, "A Canção dos Mortos", que antecederá "O Anel de Cristal", "O Rugido do Rei" e "As Duas Espadas".

"A literatura fantástica vai muito além de magia e de mundos fantasiosos. São histórias repletas de mensagens importantes que podemos incorporar e levar como lições para nossas próprias vidas", fala.

"Aos meus quinze anos, ouvi de uma amiga com depressão que meus textos a ajudaram a ver um lado mais bonito da vida e, consequentemente, a combater a doença. Isso me marcou demais. Percebi o poder das palavras nesse momento."

Ele emenda: "Aproveitei minha admiração por obras de fantasia e comecei a escrever a minha própria história. Nesse gênero, o único limite é a nossa criatividade, é isso que me atrai tanto".

SErviço

O livro "Os Ventos de Tempestade" está disponível para compra em versão física (R$ 43,30) e em e-book (R$ 11,84) no site do Clube de Autores: https://www.clubedeautores.com.br/livro/as-lendas-de-tyrondir#.XV8j5uNKiJA, Contatos diretos com o autor Guilherme Reis Mantovani: [email protected] e (14) 9 9101-1070.

Influência na realeza

O nome do personagem principal, curiosamente, também é Guilherme, mas ele afirma que escolheu por outro motivo. "Apesar do personagem trazer o meu nome, não houve nenhuma relação comigo em sua concepção", conta. "Como amante de História, gosto muito de associar fatos e personalidades históricas aos personagens que criei - e a influência para o protagonista foi o Rei Guilherme I da Normandia, tanto pelas suas caraterísticas quanto pela sua jornada. Por eu me chamar Guilherme também, acabou sendo uma grande coincidência, mas esta é verdadeira inspiração", comenta.

Ler matéria completa