Bauru e grande região

Cultura

Leitura por todos os cantos

Escola de Tibiriçá recebe 1.200 livros do projeto nacional 'Cantos de Leitura'; inauguração de espaço lúdico ocorre hoje

por JCNET

27/08/2019 - 06h00

Divulgação

.

Tibiriçá ganha, hoje, a partir das 14h, um espaço lúdico com 1.200 novos livros na Escola de Educação Infantil Angélica Leite de Freitas - conveniada à Prefeitura de Bauru.

Os títulos, de variados gêneros, também estarão disponíveis para a comunidade em geral.

E mais: o novo espaço apresenta ambientação lúdica com materiais pedagógicos e brinquedos educativos em benefício direto dos 250 alunos.

A iniciativa é do projeto "Cantos de Leitura" da Rede Educare - com patrocínio da Duratex (via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura).

Durante o ano, aliás, voluntários da empresa se envolverão na iniciativa para desenvolver ações com as crianças e adolescentes da escola.

REALIZAÇÃO

A escola-creche, que tem 52 anos, trabalha com Educação Infantil (4 meses a 5 anos) e também desenvolve acolhimento a crianças e jovens de 6 a 15 anos em vulnerabilidade social por meio do Serviço de Convivência e Formação de Vínculos.

"Alem disso, recebemos duas vezes por semana 30 idosos para prevenção de situação de isolamento", informa Rita de Cássia Bazaglio, coordenadora do Centro de Convivência, por meio de assessoria de imprensa. 

Segundo ela, a chegada do "Cantos de Leitura" é um sonho realizado. "A gente até já tentou montar uma sala de leitura, mas diante da nossa limitação de recursos, não foi possível. Temos biblioteca aqui no distrito, mas não conseguimos levar a todo momento nossas crianças para lá. Então, o 'Cantos de Leitura' veio realmente agregar e atender nossa demanda aqui", ressalta.

ESTÍMULO

"Apoiar o projeto cultural 'Cantos de Leitura' também democratiza o acesso ao aprendizado e ao conhecimento que o livro oferece. O contato com o livro nos transporta para um novo mundo, diferentes culturas, desperta o senso crítico e a criatividade e, principalmente, traz novas descobertas, favorecendo a formação de cidadãos mais conscientes", ratifica Daniela Vieira, Analista de Sustentabilidade da Duratex.

"A ideia é estimular o prazer pelo ato de ler e promover a autoestima de pessoas, pois muitas nunca tiveram o livro em suas vidas. O projeto propõe, também, o acesso a um espaço onde podem 'aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a conhecer', seguindo os princípios ensinados por Jacques Delors", frisa Kátia Brasileiro, diretora da Rede Educare.

SERVIÇO

Inauguração do projeto "Cantos de Leitura": 27/8, hoje, às 14h, na Escola de Educação infantil Angélica Leite de Freitas - rua Joaquim Rodrigues Fraga, 145, Centro - Distrito de Tibiriçá. (14) 3279-1154.

Você sabia?

São 35 mil livros já doados pelo 'Cantos de Leitura' em unidades de diferentes partes do Brasil. Até o fim de 2019 serão cerca de 55 mil.

Leis de incentivo

A Rede Educare nasceu em 2008 inspirada na conviccção de que é possível transformar a realidade desde que pessoas, empresas, governos e organizações estejam imbuídos do mesmo propósito.

Nesses 11 anos, tornou-se referência em projetos de transformação social. Especializada em leis de incentivo, atua em todo o Brasil.

Histórico

Reprodução/Aceituno Jr.

Angélica Leite de Freitas foi a fundadora da creche do distrito

Conforme o JC mostrou em matéria publicada no ano passado, a escola em Tibiriçá (única creche do distrito) foi fundada pela pastora Angélica Leite Freitas em 1967. Na época, começou com um casinha de madeira. Vinda do Nordeste para Bauru, Angélica - que faleceu no ano 2000 - dedicou-se a causas sociais, especialmente voltadas para crianças. 

Ler matéria completa