Bauru e grande região

Cultura

Pedro do Cordel amplia atuação

Bauruense assume a presidência de comissão infantojuvenil da Organização Internacional de Folclore e Artes Populares

por Ana Beatriz Garcia

04/09/2019 - 06h00

Ana Beatriz Garcia

Pedro do Cordel fala sobre suas expectativas à frente da Comissão Infantojuvenil da instituição

Cheio de entusiasmo e sonhos, o que se espera de um adolescente de 13 anos, o bauruense Pedro Motta Popoff - mais conhecido como Pedro do Cordel - acaba de assumir um compromisso um tanto quanto diferente de outros meninos da mesma idade.

Apaixonado e incentivador da disseminação da cultura nordestina, o garoto foi convidado por Clerton Vieira, presidente da Organização Internacional de Folclore e Artes Populares (IOV), Secção Brasil, para presidir a comissão infantojuvenil da entidade.

"Ele entrou em contato e achamos que iria me convidar para participar da IOV, mas o convite era para que eu presidisse a comissão. Foi uma surpresa", diz. "Estou muito feliz de estar entrando nisso, porque não é uma coisa só para mim, mas vou conseguir catalogar outras crianças", completa Pedro.

Pioneira no mundo, a comissão infantojuvenil da IOV é voltada para crianças e jovens de 7 a 14 anos, que atuam em apresentações artísticas em suas comunidades.

Além dela, a organização conta com mais outras quatro comissões no Brasil: Comissão acadêmica Pedagógica; Comissão de Festivais e práticas; Comissão de comunicação e publicações e Comissão Jovem. "Para me ajudar, eu conto com a coordenadora pedagógica Marlei Sigrist, de Campo Grande", destaca.

OBJETIVO

A organização - que em breve completa 40 anos - tem como uma de suas missões proteger, preservar e promover todas as formas de arte popular e cultura folclórica com o objetivo de criar elos e mostrar a cultura de cada País.

"Eles fazem o resgate da cultura folclórica e a levam para todo quanto é lado, para as pessoas conhecerem. A partir do momento que você conhece, cria-se uma empatia com aquilo", salienta Pedro.

Na IOV Secção Brasil, Pedro do Cordel já tem sua primeira agenda oficial que será a participação na reunião de planejamento do I Encontro IOV mundial das Comissões, realizada em fevereiro de 2020, no Brasil.

"A cultura não é tão valorizada como deveria ser e acaba não dando voz a quem precisa. Espero que, com essa comissão, nós tenhamos o poder de despertar os artistas mirins para dar uma visibilidade maior e apresentar para o mundo o que é produzido aqui no Brasil", diz.

ENTUSIASTA

Mesmo com as novas atividades, Pedro não pretende deixar de se empenhar para o projeto que mantém desde os seus 8 anos.

"Com a presidência no IOV, espero que o projeto 'Brincando de Cordel' tenha mais apoio de políticas públicas e que valorizem, ainda mais, a cultura de Bauru e região", conclui.

O projeto que há cinco anos percorre instituições de ensino com objetivo de despertar o gosto pela leitura nas crianças e contar um pouco da história do cangaço e de Lampião.

SERVIÇO

Contatos com Pedro do Cordel para shows e informações sobre a IOV podem ser feitos pelo Facebook, além do site oficial www.pedropopoff.com.br, [email protected] e WhatsAppp (14) 99731-5676.

 

Botânico no domingo

E os shows continuam... Pedro do Cordel reabre o projeto "Um Canto no Botânico" no próximo dia 8 de setembro, às 10h, com banda. A entrada, como de costume, é gratuita no Jardim Botânico.

Ler matéria completa