Bauru e grande região

Cultura

Marcado pela revolução

Arthur Monteiro Júnior lança, na noite desta terça, a biografia de um ex-integrante da Coluna Prestes que viveu em Bauru

por Cinthia Milanez

10/09/2019 - 06h00

Divulgação

A obra tem 128 páginas

O advogado e jornalista Arthur Monteiro Júnior lançará o seu primeiro livro nesta terça-feira (10) em Bauru. Intitulada "O pulsar da resistência - a história de Alberto de Souza, um homem entre revoluções", a biografia fala sobre o ex-integrante da Coluna Prestes e revolucionário de esquerda, que viveu no município entre as décadas de 50 e 90. Ele morreu em 1991, aos 83 anos.

Nos últimos anos de vida, residiu em uma pequena casa de madeira, na rua Julião Fernandes São Romão, na Vila Industrial. Na época, era visitado por estudantes em busca de resgatar histórias de lutas do "velho Alberto". Entre eles, estava Arthur, que tornou-se amigo do homem.

No livro, o autor traça uma linha do tempo do revolucionário e compõe momentos históricos importantes, desde a Revolução de 1924 até a campanha das "Diretas Já", na década de 80.

A obra relata, inclusive, dois encontros entre Alberto e Luís Carlos Prestes. As reuniões ocorreram em Bauru, em 1985 e 1989, durante visitas que o "Cavaleiro da Esperança" fez à cidade.

Na década de 30, Alberto enfrentou a tortura do regime de Vargas, ficando com graves sequelas até o fim da vida. A violência trouxe, com o tempo, a paralisia das pernas e uma grande dificuldade de locomoção.

Mais tarde, durante a ditadura civil-militar, pós-Golpe de 1964, Alberto também sofreria com isolamento e represálias, por defender, aguerridamente, os ideais socialistas.

NA CIDADE

O revolucionário chegou a Bauru na década de 50, ao lado da companheira Amélia Auradel.

Ele permaneceu no município até o final da sua vida. "O livro nunca foi tão atual, afinal, somos bombardeados por fake news, que tentam apagar o que, de fato, aconteceu durante os regimes opressores brasileiros", comenta.

Ainda de acordo com o autor, Alberto protagonizou o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em 1991. "De lá para cá, não mais mexi no conteúdo, devido às minhas atividades enquanto advogado. Há pouco tempo, reencontrei um antigo colega, João Correia Filho, que criou a Editora Mireveja e me estimulou a lançar a obra", frisa.

SERVIÇO

Lançamento de "O pulsar da resistência - a história de Alberto de Souza, um homem entre revoluções" (editora Mireveja / 128 págs. / R$ 30): 10/9, hoje, às 20h, no Espaço Criasom - rua Célio Daiben, 11-12. Para adquirir basta acessar a página www.viagemaopedaletra.com/mireveja ou entrar em contato com o autor, pelo e-mail [email protected]

Ler matéria completa