Bauru e grande região

Cultura

Sesc faz evento 'O Samba na Cidade'

Local serve de ponto de debate e show sobre gênero musical tipicamente brasileiro; amanhã tem música com Marquinhos Jaca

03/12/2019 - 03h40

Fabinho Ishio

Marquinhos Jaca faz show amanhã, às 20h30, no Sesc de Bauru

Bauru discute o gênero musical tipicamente brasileiro no seminário "O Samba na Cidade - O Samba como Patrimônio Cultural Imaterial Paulista e do Brasil", de 3 a 5 de dezembro, no Sesc Bauru. Com programação gratuita, o evento promove bate-papos e apresentação musical.

"O seminário visa aproximar universidade e comunidade em uma troca de saberes sobre o samba, tomando este como patrimônio cultural imaterial paulista e do Brasil", destacam os divulgadores. Os bate-papos acontecem no auditório da unidade com inscrições no horário e local.

SERVIÇO  

Sesc de Bauru apresenta seminário "O Samba na Cidade - O Samba como Patrimônio Cultural imaterial Paulista e do Brasil": 3 a 5/12. Grátis. Classificação indicativa: 12 anos. Av. Aureliano Cardia, 6-71. Mais informações pelo telefone (14) 3235-1750.

Programação gratuita

Roda de Conversa

“O samba na cidade. Universidade e Comunidade”

Com Prof. Dr. Marcelo Carbone (diretor da Faac), prof. dr. Juarez Tadeu de Paula Xavier, prof. dr. Paulo Roberto Masseram, prof. dr. Kelly Magalhães, professores da Unesp Bauru.

Discussão sobre o Samba como movimento popular, procurando dar destaque ao discurso não-oficial, em outras palavras, colocando em questão o rico conteúdo cultural que está por trás do Samba e suas histórias.

Dia 3, hoje, das 13h30 às 16h

*

 

Roda de Conversa

“O Samba Paulista e suas histórias”

Com profa. dra. Olga Rodrigues de Moraes Von Simson, professora da Unicamp e Marquinhos Jaca, sambista e presidente da Associação dos Sambistas, Terreiros e Comunidades de Samba de São Paulo (Astec).

O samba paulista tem suas raízes nascidas no interior do Estado de São Paulo. Reconhecer e enaltecer os movimentos que resistem no território paulista é parte relevante para o entendimento do Samba em São Paulo.

Dia 4, quarta, das 13h30 às 16h.

*

Show - Marquinhos Jaca: compositor da escola de Samba Vai-Vai, ele conduz um show gratuito na Convivência do Sesc Bauru. O sambista integrou o grupo Pé de Moleque e acompanhou artistas consagrados como Jovelina Pérola Negra, Dona Ivone Lara, Zeca Pagodinho, Almir Guineto. Em 2010, Jaca lançou seu primeiro álbum solo, “Número um do Brasil”. Ele é um cultor fiel do samba à moda antiga, dono de uma obra fundamentada nos traços mais tradicionais desse gênero musical.

Dia 4, quarta, 20h30.

*

 

Roda de Conversa

“A mulher no universo do samba”

Com profa. dra. Juliana Barbosa, professora da Universidade Estadual de Londrina, Luzinete Borges do Centro de Estudos Periféricos. Mediação: Prof. Dr. Kelly Magalhães.

Uma discussão sobre a importância à referência das mulheres na construção histórica no samba.

Dia 5, quinta, das 13h30 às 16h

Ler matéria completa