Bauru e grande região

Cultura

As motivações de Guto Goffi

Baterista e fundador do Barão Vermelho lança álbum 'C.A.O.S.'

04/02/2020 - 04h07

Fotos: Divulgação

O compositor e fundador do Barão Vermelho, Guto Goffi: motivação autoral

Fundador e baterista da banda carioca Barão Vermelho, Guto Goffi é cantor e compositor com trajetória autoral em plena ebulição. Prova disso é o lançamento de seu terceiro trabalho solo, "C.A.O.S.".

Esse projeto começou a ser pensado a partir de material fotográfico feito pelo artista há aproximadamente 15 anos. Com ilustrações coloridas, e que distorcem o cotidiano e o real em outros pensamentos. Daí vieram as músicas e letras do novo álbum.

Com suas confusões artísticas e obras sonoras encaminhadas faltava ir pro estúdio materializar as canções, gravando-as na parceria do grupo de músicos que o acompanha desde 2016, O Bando do Bem. Dessa vez, com o apoio luxuoso do guitarrista carioca Nani Dias, na produção do álbum.

Com sua modernidade e grande experiência em estúdio de gravação, ele atualizou a sonoridade da banda e juntos criaram, um "rock" diferente do que se vê por aqui.

O "kaos", na mitologia grega, é o momento que precede a criação. A rapaziada entendeu bem o recado e com os manuais rasgados, partiu para o inusitado da arte e suas impossíveis abstrações. O "C.A.O.S." é um banquete tropicalista de sons, versos, solos, batidas e outros sensores de energia musical.

Alguns parceiros estão presentes no álbum como os "três Barões Vermelhos", Maurício Barros, Fernando Magalhães e Rodrigo Suricato, nas músicas, cérebros e cabeças,

Edu Krieger também é parceiro em "Samba do Adeus" e Claudio Bedran, do grupo Blues Etílicos, aparece em "Decassílablues" (um blues com letra, com o formato decassílabo).

Há, ainda, duas parcerias importantes: uma com o guitarrista e compositor carioca Claudio Gurgel e outra com o poeta Xambu, que reside em Curitiba e assina a única letra que não é de Guto Goffi neste álbum.

"C.A.O.S." também participa de um projeto de financiamento coletivo na plataforma Kickante e pede a colaboração dos fãs para fabricar o CD físico, editar um livro de poemas e um box, com os três CDs do artista.

SERVIÇO

Ouça "C.A.O.S.", de Guto Goffy, no Spotify e http://www.deezer.com/album/126617132

Curiosidade alfabética

Após lançar "Alimentar" em 2011 e "Bem" em 2016, Guto vem cumprindo a promessa de gravar um disco para cada letra do alfabeto brasileiro. Com o "C.A.O.S." finalizado, a intenção é cair na estrada para provar disso tudo ao vivo.

Ler matéria completa