Bauru e grande região

 
Cultura

Mãe, filha e 'Sanfona de Tereza'

Cátia Machado lança música que integra passado, presente e futuro

por João Pedro Feza

22/05/2020 - 05h21

Débora Dias

Maria Helena, Cátia Machado e a sanfona que foi de Maria Tereza: clipe caseiro, em clima afetivo, realizado em Bauru e que já pode ser conferido pelo YouTube

A cantora e compositora Cátia Machado lança nesta sexta-feira (22) o vídeo da canção "Sanfona de Tereza". Está, literalmente, tudo em casa.

Explica-se: a música de Cátia evoca a mãe dela, Maria Tereza, que soube driblar preconceitos do passado para, em 1972, ter sua própria sanfona. Era autodidata. Morreu em 1983. O instrumento ficou com Cátia.

Eis que o tempo passou e, nos últimos dias, a filha de Cátia, Maria Helena, 14, que estuda piano, surpreendeu ao mostrar familiaridade com a sanfona. A ponto de tirar, de ouvido, como fazia a avó, a canção originalmente gravada por Cátia e o sanfoneiro Rogério Plaza.

Resultado: o clipe, na residência de Cátia, com equipe mínima por conta do isolamento social, acabou contando com Maria Helena em cena. As três são protagonistas. Três: Cátia, Maria Helena e, com forte presença afetiva, Maria Tereza.   

SERVIÇO

Veja vídeo de "Maria Tereza", com Cátia Machado: 

Fala, Cátia

"Eu lancei a música na plataforma do Palco MP3, onde ela está disponível para download. O lançamento está na playlist deles de Dia das Mães e já conta com quase 1000 plays em menos de uma semana. Na verdade, esta música também foi um evento comemorativo dos 60 mil plays que chegamos na plataforma, o que me levou neste mês a ser a artista de MPB de Bauru mais ouvida no mês. Essa música é muito especial para mim, feita em homenagem à minha mãe, que teve grande influência na formação do meu repertório como compositora. Aliás, no site do Palco MP3 tem 'Sanfona de Tereza' e todas as outras músicas que já fiz, para ouvir e/ou baixar, gratuitamente".

A compositora na rede

https://www.facebook.com/catiamachado.musica/

@catiamachado.musica (Instagram)

Cátia Machado - MPB (via @palcomp3) https://www.palcomp3.com.br/catiamachado/

Ler matéria completa