Bauru e grande região

 
Cultura

'Outono': para ativar memórias

Nascido em Bauru e radicado em Botucatu, o guitarrista Thiago Righi está lançando "Outono", segundo single de seu novo álbum "Contos Insulares"

por Ana Beatriz Garcia

11/06/2020 - 05h00

Samuel Borges/Divulgação

Thiago Righi conta sempre se sente mais criativo no outono

Com um trabalho autoral, gravado em trio (guitarra, contrabaixo acústico e bateria) a partir de uma concepção jazzística, o guitarrista bauruense radicado em Botucatu Thiago Righi privilegia a improvisação, jogando com a escuta coletiva e a interação entre os músicos. Isso tudo realizado a partir da estética da canção e da linguagem da música instrumental flertando com o rock.

Com essa pegada de improviso e criatividade mesclados com ritmos brasileiros, nasce, nesta quinta-feira (11), a composição "Outono", segundo single do novo álbum "Contos Insulares", e conta com o contrabaixo acústico de Daniel Coelho e a bateria e percussão de Rodrigo Digão Braz.

O guitarrista conta que tal estação do ano é sempre o período no qual se sente mais criativo e, por consequência, é quase sempre a época em que vê sua produtividade aumentar e dar frutos. "Este projeto começou sem que eu pretendesse ou planejasse, a partir dessa composição que agora é lançada como single. 'Outono' marca minha volta à música, minha volta à composição. Também por isso ela abre o álbum 'Contos Insulares' (que será lançado em julho), um disco que marca meu retorno ao registro de um trabalho autoral sob meu nome", diz Thiago.

LITERATURA

Porém, mais que traços biográficos, as composições de Thiago Righi, bem como seu repertório e suas interpretações, buscam traduzir estados psicológicos, criar cenários e personagens, recontar histórias, ativar memórias. "O primeiro single deste álbum chama-se 'Nia' e é fortemente permeada pela literatura. A minha música é, ao mesmo tempo, uma construção constante de paisagens sonoras", afirma o músico formado em Campinas, pela Unicamp.

Com diversas passagens pela Europa, o experiente guitarrista já acompanhou artistas como Elza Soares, Filipe Catto e o cantautor português Diogo Picão. Entre carreira solo e grupos dos quais fez parte tem seu trabalho registrado em 7 álbuns e, além de continuar atuando como sideman - acompanhando artistas ou em grupos de música instrumental -, seus projetos atuais são o Thiago Righi Trio e o grupo Cafuá, que já se apresentou no Sesc, em Bauru.

SERVIÇO

O clipe de "Outono" estará disponível no YouTube e a música pode ser ouvida em todas as plataformas digitais a partir desta quinta-feira (11), pelo link: https://youtu.be/N8SyO9_0ccI

Mais informações sobre o guitarrista Thiago Richi pelo http://www.thiagorighi.com e suas redes sociais: @thiagorighimusic e http://www.facebook.com/thiagorighimusic.

Ler matéria completa