Bauru e grande região

 
Cultura

TV USP Bauru completa 10 anos com novidades

Núcleo celebra aniversário em setembro com novos programas voltados à saúde e à educação e promos especiais

13/09/2020 - 05h00

Divulgação

O jornalista Vitor Oshiro entrevista a professora Daniela Garib para o "Catálogo Acadêmico", um dos programas da TV USP Bauru

Fazer com que a informação sobre o que é produzido na Universidade de São Paulo (USP) "pule" os muros da instituição e chegue até a sociedade. Esta é a missão principal da TV USP Bauru, que, no dia 15 de setembro, comemora 10 anos de atividades. Para celebrar a data, uma programação inédita foi preparada pensando neste momento desafiador que a pandemia trouxe para toda a população.

A equipe da TV USP Bauru é formada pelo jornalista Vitor Oshiro, pela produtora Paula Marques e pelo editor Guilherme Bacciotti. A TV é subordinada à Prefeitura do Campus da USP de Bauru e sua produção é exibida na TV Câmara Bauru e também nas mídias sociais.

"Ao longo desses dez anos, focamos em dois pilares básicos: a divulgação científica e o jornalismo. Nossa missão sempre foi fazer com que a sociedade tivesse conhecimento do que a USP em Bauru proporciona em termos de ensino, pesquisa e extensão. E, fazendo um balanço desse período, podemos dizer que temos conseguido atingir este nosso objetivo", comenta Vitor Oshiro.

Prova disso é que, mesmo com a pandemia, a produção da TV não parou. Boletins informativos "Notícia USP" e entrevistas a distância no "Conexão USP" são divulgados para trazer as notícias da USP e, principalmente, mostrar as ações da universidade no combate à Covid-19. Dicas culturais para a quarentena também foram produzidas, em parceria com o Centro Cultural da USP Bauru.

NOVOS PRODUTOS

E, para celebrar os dez anos da TV, dois novos produtos ainda estreiam neste mês. Um deles é o "Vida Ativa", no qual os educadores esportivos do campus dão dicas de como manter uma rotina saudável, e que também foi pensado para marcar a Volta USP Virtual 2020.

O outro é o "Conta com a Gente", em que uma professora de Fonoaudiologia da FOB/USP faz a contação de histórias para divertir e desenvolver a linguagem nas crianças. "Queríamos produtos novos para marcar o aniversário da TV, mas não podíamos desconsiderar este momento em que estamos vivendo. Por isso, pensamos nesses formatos que incentivam a saúde e a educação, mesmo na quarentena. É algo que vai ao encontro da nossa filosofia enquanto TV pública", pontua a produtora Paula Marques.

Responsável pelas identidades visuais de todos os programas, o editor Guilherme Bacciotti complementa sobre o desafio de produzir neste momento. "Apesar das limitações impostas por conta da pandemia, estamos conseguindo lançar esses novos programas porque adaptamos nossa produção. E é muito legal ressaltar as parcerias que a TV sempre fez com os outros órgãos do campus. Isso é uma marca desses dez anos e que, neste momento, é mais importante do que nunca".

Além destes dois novos produtos, a TV USP Bauru lança promos especiais toda semana com fatos que marcaram sua trajetória até aqui.

SERVIÇO

O "Vida Ativa" estreou no dia 11 de setembro e o primeiro episódio do "Conta com a Gente" vai ao ar no dia 30 do mesmo mês. Para conferir a programação da TV USP Bauru, acesse a página no Facebook (https://www.facebook.com/tvuspbauru) e o Canal do Youtube (https://www.youtube.com/tvuspbauru). O site é o https://www.ccb.usp.br/tvusp. A programação também é exibida na TV Câmara, pelo canal 10 na NET ou 31.3 UHF Digital.

Dirigentes destacam a importância da TV

Prefeito do Campus da USP em Bauru, José Henrique Rubo analisa essa década de atividades da TV USP Bauru e destaca como o trabalho segue fundamental para criar um elo da universidade com a sociedade. "É um setor muito importante da Prefeitura do Campus, porque não só divulga notícias e informações do que ocorre por aqui, mas transmite todos os temas da comunidade interna e acadêmica da universidade para a comunidade externa. Ou seja, faz com que a sociedade veja a USP muito além do que um campus murado aqui em Bauru", pontua.

O diretor da FOB/USP e superintendente do Centrinho/HRAC/USP, Carlos Ferreira dos Santos, também ressalta o papel dessa ponte criada pela TV. "Com a parceria com a TV Câmara, a TV USP Bauru leva nossas ações para toda a população. E isso é fundamental, porque é a população que mantém a USP por meio de impostos. Então, o que a TV nos ajuda a fazer é uma prestação de contas. E faz isso de uma forma muito isenta. A FOB e o HRAC só têm a dizer 'muito obrigado' aos trabalhos da TV USP nesta última década", conclui.

Sete prêmios

Um dos maiores reconhecimentos da TV USP Bauru é sua participação premiada no Festival Aruanda do Audiovisual Brasileiro (FestAruanda), realizado anualmente em João Pessoa, na Paraíba.

Ao longo dos últimos dez anos, a TV USP Bauru faturou sete prêmios nas categorias Melhor Programa, Melhor Reportagem e Melhor Interprograma na competição.

Além dos prêmios, o núcleo de produção bauruense foi finalista 17 vezes na mostra.

Ler matéria completa