Bauru e grande região

 
Cultura

Com 'um pé' na Samnium Orquestra

Músicos de Bauru vão participar da final do programa da Universidade Internacional de Música La Samniun, da Itália

por Ana Beatriz Garcia

20/09/2020 - 05h00

Aceituno Jr

Alunos e ex-alunos da Banda Sinfônica de Bauru se preparam para fase final de concurso internacional Na foto, Beatriz Esteves, Leonardo Espinar Moraes, Ana Carolina Barbosa Bueno, Danilo Aguiar de Paula, Bruno Celso Aguiar de Paula, Gabriela Gaspar Maurício e maestro Devanildo Balmant

Dentre milhares de inscrições vindas de 60 países ao redor do mundo, oito musicistas da Banda Sinfônica Municipal de Bauru foram selecionados para participar da final do programa artístico "International Orchestra Auditions Awards", da Universidade Internacional de Música La Samniun, da Itália. Por meio de um júri talentoso de renome internacional, a competição selecionará os melhores músicos para fazer parte da Samnium Orquestra Sinfônica.

Além disso, os vencedores da audição se apresentarão, no dia 21 de junho de 2021, em um dos teatros mais importantes da Europa, o Musikverein de Viena, na Áustria.

O maestro Jean Reis, diretor do Festival Internacional de Música de Bauru (Fimub), é o convidado brasileiro para compor a banca de jurados da segunda e última fase desta competição e é o responsável pela divulgação do projeto no Brasil.

Maestro da Banda Sinfônica de Bauru, Devanildo Balmant comenta que foi através de Jean que ficaram sabendo da oportunidade. "Tamanha foi a nossa surpresa quando vimos quantos dos nossos alunos e ex-alunos passaram para a final. Sabíamos da dificuldade da competição e ficamos muito felizes com este resultado", diz o regente da banda de 50 alunos.

Três dos alunos escolhidos para essa fase acirrada da competição já participaram de festivais de música internacionais por meio do Projeto Guri. Mas a maioria está vivenciando a primeira experiência e oportunidade de se apresentar fora do País. "Fui selecionada junto dos meus professores. Estar do lado deles nessa conquista é muito surpreendente para mim", afirma Beatriz Esteves, de 20 anos, que toca clarinete há 9 na banda. "Tive muito incentivo do maestro Deva e dos colegas para me sentir pronta para a inscrição", completa a flautista e ex-aluna da banda Ana Carolina Barbosa Bueno, de 21 anos.

COMPETIÇÃO

Após assistirem ao vídeo de convite do Maestro Jean Reis, em maio, os concorrentes enviaram uma peça livre para avaliação dos jurados internacionais. Segundo eles, para cada instrumento, há de 2 a 3 vagas para compor a Orquestra. Nesta segunda fase, os bauruenses concorrem com cerca de 10 outros musicistas por instrumento. "Quando chegou o e-mail falando que passamos para a próxima fase, foi muito especial. Agora, estamos nos preparando para enviar o vídeo da final até dia 31 de outubro", conta o ex-professor de clarinete da banda, Danilo Aguiar de Paula, de 25 anos.

EXPECTATIVA

Quando foi para Orquestra de São Paulo, Danilo deixou as aulas de clarinete com Leonardo Espinar Moraes, de 21 anos, que também concorre à vaga na competição. "Não esperava ter passado, mas estou me preparando", afirma o atual professor do instrumento.

A flautista Gabriela Gaspar Maurício, de 21 anos, explica que, nesta fase, foram disponibilizadas quatro opções para que os finalistas escolham uma peça e reproduzam em vídeo. "Estou nervosa, mas chegar na final já é uma vitória", afirma. "Agora, afunilou demais, temos que fazer um vídeo muito bom para sonhar com a possibilidade de conseguir a vaga na orquestra e se apresentar em Viena", acrescenta o professor de trombone Bruno Celso Aguiar de Paula, de 28 anos.

APOIO

Além dos alunos e professores citados, os trompetistas Felipe Aguiar de Paula, de 19 anos, e Victor Atanásio Pires, de 21 anos, também representarão a cidade de Bauru nesta final. "Nós agradecemos o apoio do maestro Jean Reis e da nossa madrinha, a maestrina Sônia Berriel. O sucesso é todos deles e nós apenas compartilhamos desta felicidade e ficamos na torcida pelos nossos representantes", finaliza o maestro Devanildo.

Ler matéria completa