Bauru e grande região

 
Cultura

Bauru dá restart ao 'Viva a Cultura'

A 2ª edição do projeto contemplará 150 apresentações de diferentes linguagens artísticas; dessa vez, vídeos serão gravados e exibidos em dezembro

por Samantha Ciuffa

17/10/2020 - 04h50

Samantha Ciuffa

Fernando Prado e Tatiana Sa interpretam as poesias de Regiane Ribeiro no espetáculo "Chuva DiVersos", gravado no Teatro Municipal

A pandemia do novo coronavírus "quebrou as pernas" de um grande número de trabalhadores que utiliza do corpo à alma para seu sustento. É por isso que a Secretaria Municipal Cultura retomou a ação "Viva a Cultura", que beneficiará aproximadamente 400 artistas da cidade. As gravações começaram nesta sexta (16) e continuam até o dia 23 de novembro, no Teatro Municipal.

Diferente da primeira edição, que contemplou 60 apresentações em formato de live, dessa vez, com apoio da WebTV Unesp e da Claro Net, será possível realizar gravações dos diferentes tipos de linguagens artísticas para serem publicadas posteriormente no canal do Youtube da secretaria. Serão gravadas de cinco a oito atrações por dia, das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira. Se você foi contemplado pelo edital, confira o cronograma de gravações, disponível em http://www.jcnet.com.br /.

2ª EDIÇÃO

A mudança de formato nesta retomada, de acordo com a diretora da Divisão de Ação Cultural, Susana Godoy, se deu por conta do maior número de apresentações e por questões técnicas. "Dessa vez, conseguimos aumentar para 150 manifestações artísticas, abrangendo as áreas de música, teatro, circo, contação de histórias, performance audiovisual, dança, artes visuais, oficinas, dentre outras", completa a diretora.

Cada artista ou grupo receberá R$ 650,00 pelas apresentações. O recurso para pagamento dos selecionados provém do Fundo Especial de Promoção das Atividades Culturais do Município de Bauru (Fepac). O pagamento será efetuado conforme os artigos do edital, disponível em http://www.bauru.sp.gov.br/cultura

EXIBIÇÃO

Apesar de ainda não existir uma ordem das apresentações, Suzana Godoy afirma que a lista será estruturada a partir dos diferentes segmentos. "A previsão é de que o lançamento dos vídeos ocorra no dia 1 de dezembro, após as eleições, com tempo para gravar e editar todo o material", complementa. Os vídeos ficarão disponíveis em http://www.youtube.com/channel/UCnXgjUZgsQo_snqtQnbtrNg, ou basta pesquisar "Secretaria da Cultura de Bauru" na plataforma do Youtube.

SOLIDARIEDADE

Além das leis e editais, os próprios funcionários, técnicos e agentes culturais de Bauru se uniram para arrecadar cestas básicas para aqueles que dependem exclusivamente dos trabalhos artísticos presenciais. "Sabemos que, pontualmente, algumas pessoas passaram por uma dificuldade maior e, como os funcionários conhecem praticamente todo mundo que trabalha nessa área, foi possível fazer essa ação voluntária em conjunto com outras entidades culturais". E assim como o "Viva a Cultura" é de caráter emergencial, pessoas ligadas à cultura também têm a Lei Aldir Blanc para ganhar "fôlego". Aliás, as inscrições foram prorrogadas até o dia 4 de novembro (leia mais na página 20).

Play nas gravações

Luz, cores, música, interpretação e fotografias. Tudo junto e misturado, o espetáculo "Chuva DiVersos" reuniu as poesias e fotos de Regiane Ribeiro, a voz e violão de Fernando Prado e a leitura e releitura de Tatiana Sa. Essa foi uma das atrações do primeiro dia de gravações, ontem. De acordo com Regiane, um dos principais desafios da quarentena foi se reinventar. "É o primeiro espetáculo que fazemos com minhas poesias, criado especialmente para este edital."

A partir de suas vivências, Regiane Ribeiro acumulou poesias ao longo da vida. Como também é fotógrafa, resolveu registrar imagens inspiradas em seus textos. Tia de Fernando, chamou também a colega de trabalho e atriz Tatiana e o resultado foi um palco híbrido de arte.

Ler matéria completa