Bauru e grande região

Cultura

Bauru dos anos 90 abre clipe de 'Bom Bom'

Quinteto Os Últimos Escolhidos aposta em imagens antigas, casa dos anos 1950 e matéria do Jornal da Cidade para ambientar o videoclipe da canção

por Ana Beatriz Garcia

14/01/2021 - 05h00

Felipe Osti/Divulgação

Single - A Bauru dos anos 90 está no videoclipe da debochada e crítica música "Bom Bom", que também imprime essas características à gravação do quinteto Os Últimos Escolhidos.  PÁG. 19

Com imagens rebobinadas da Bauru da década de 1990, começa o videoclipe da recente música da banda bauruense Os Últimos Escolhidos, "Bom Bom". Ambientado neste período e gravado em uma casa de interior com arquitetura dos anos 1950, no clipe lançado no último dia 11, os jovens músicos contrastam com o ambiente e contam a história cantada na canção.

A irônica e debochada "Bom Bom" foi lançada em novembro de 2020 e faz parte do projeto de lançamentos autorais do quinteto formado por Pedro Nunes, Paulo Nunes, João Albino, Sinuhe LP e Léo Pacheco. "Vamos lançar mais três singles este ano, a partir de março, todos com clipes. 'Bom Bom' foi o único single que produzimos o clipe separadamente", comenta Sinuhe LP, que completa que o material foi gravado em um sítio em Macatuba (46 quilômetros de Bauru), chamado Recanto dos Patos.

Com direção e roteiro de Sinuhe LP, fotografia de Felipe Osti e serviços gerais de Thales Coelho, os cinco integrantes da banda mais os dois envolvidos no trabalho tiveram desafios a enfrentar, já que as gravações ocorreram em tempo de pandemia. "A produção durou de outubro a dezembro e a gravação foi feita em uma tarde completa de sábado. Não nos víamos pessoalmente desde março, foi emocionante. Para podermos gravar juntos, nos preservamos bem nas semanas anteriores, pelo receio de nos contaminarmos", conta. A pós-produção dos takes gravados pela casa e jardim foi realizada integralmente online.

PARALELO

O tom crítico, debochado e irônico da música se materializa no clipe em atuações inspiradas no formato Sitcom - abreviatura da expressão inglesa "situation comedy", em português, situação de comédia - e referências ao sítio onde a banda Novos Baianos moravam, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Até uma matéria sobre a banda, publicada pelo Jornal da Cidade, em maio de 2020, ganha destaque em uma das cenas.

Este é segundo videoclipe do grupo, mas o primeiro que tiveram experiências com produção, atuação e pós-produção. "O clipe começa com imagens de Bauru nos anos 1990, mas em movimento reverso. É como se estivéssemos voltando à época para dizer como eram as coisas e traçando um paralelo com o momento atual", afirma Sinuhe.

O artista ainda destaca que eles, como jovens, encenam comemorando em meio à pandemia também como crítica aos momentos atuais. "Na última cena, estamos correndo pra dentro do mato, pra dentro do canavial, como se estivéssemos fugindo dessa situação", finaliza.

SERVIÇO

O videoclipe de "Bom Bom" está disponível no canal do YouTube da banda logo abaixo ou pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=TN4ibRXZv-E Já a canção pode ser ouvida em todas as plataformas digitais.

Ler matéria completa