Bauru e grande região

Cultura

Costume Blue traz dualidade em novo clipe

A canção "Chão", lançada no álbum Ausência da banda bauruense, ganha videoclipe nesta terça-feira (23)

por Ana Beatriz Garcia

23/02/2021 - 03h00

Gabriel Potter/Divulgação

A Costume Blue é Ricardo Marins (piano, teclados e sintetizadores), Marcelo Bulhões (vocal, dobro, guitarra slide), Alessandro Sá (guitarra solo), Celso "Blues" Ferreira (contrabaixo) e Cristiano Araujo (bateria)

Ainda que o cenário atual de pandemia fale muito sobre a transitoriedade, a resiliência e os finais e inícios de ciclos, a canção "Chão" sintetiza esses temas mesmo tendo sido composta bem antes da Covid-19 se alastrar pelo mundo. Lançada no álbum Ausência, de 2019, da banda bauruense Costume Blue, nesta terça-feira (23), a música ganha seu videoclipe oficial, e pode ser visto no canal do YouTube.

Apesar de toda essa temática envolver a música, o percussionista da banda e um dos autores da letra destaca que o intuito é que cada ouvinte possa tirar do som a sua própria impressão. "Tem quem diga que a música fala sobre a perda de um grande amor. Nós gostamos disso, de fazer uma letra que não entregue totalmente a que veio, que permita que cada um entenda a mensagem como sentir", comenta Cristiano Araujo.

O curioso é que "Chão" ganhou primeiro uma melodia composta por Marcelo Bulhões, mas nunca letrada. Foi somente em 2017, após a morte de seu pai e - uma semana depois - a notícia de que sua primeira filha estaria à caminho, que Cristiano, junto do vocalista e guitarrista da banda, criaram letra e música como um todo.

"Escrevi pensando na minha filha que estava por vir, esse suspiro de que da vida que se renova. Essa dualidade é muito presente nessa composição", comenta. "Nosso som é um rock, apesar de ter começado com um rótulo de blues. Utilizamos os instrumentos que remetem ao blues, mas o carro chefe de 'Chão' são os arranjos do teclado que traz todo sentimento da letra para a música", completa Cristiano.

DUALIDADE

Essa é a 13ª faixa do segundo álbum de trabalho da banda que ainda não ganhou sua versão em videoclipe. Por conta da pandemia, as imagens utilizadas são de arquivo de apresentações passadas da banda, além de outras imagens publicas e captadas pelo próprio baterista. "Um dia fui ao Jardim Botânico de Bauru e fiz umas imagens. O sol batia nos bambus, o vento proporcionava um movimento bonito de vai e vem. Depois, ainda vi casulos de cigarras que me lembraram o ciclo da vida e essas imagens estão no clipe", conta.

Com direção de Gabby Vessoni, videomaker e cantora radicada no Rio de Janeiro, o clipe ganhou um painel em que a sucessão dos quadros sugere dualidade e ambiguidade. "Ela combinou imagens da natureza e da solidão das cidades, que se unem às imagens da Costume Blue nos palcos", afirma.

NOVOS LANÇAMENTOS

A banda criada, por hobby, ainda em meados de 1990, só tornou-se autoral em 2017 com o lançamento do primeiro álbum Costume Blue, Costume Blue. O trabalho autoral já estrou com a formação atual composta por Ricardo Marins (piano, teclados e sintetizadores), Marcelo Bulhões (vocal, dobro, guitarra slide), Alessandro Sá (guitarra solo), Celso "Blues" Ferreira (contrabaixo) e Cristiano Araujo (bateria). Ausência conta com 14 faixas e foi o último trabalho lançado pela banda já que a pandemia que se estende interrompeu alguns planos dos músicos. "Começamos a compor por Whats App, trocar mensagens e áudios e gravar um instrumento por vez no estúdio. Nessa rotina, já estamos com nove canções quase prontas que pretendemos lançar, ainda neste ano, como singles. Elas já farão parte do nosso terceiro álbum, que deve vir em 2022", finaliza.

SERVIÇO

O videoclipe da música "Chão", da banda Costume Blue, está disponível a partir da meia-noite desta terça-feira (23), no canal do YouTube da banda pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=tCVQi3Xwcz0 Já o álbum Ausência pode ser conferido em todas as plataformas digitais.

 

CONFIRA O CLIPE:

Ler matéria completa