Bauru e grande região

Cultura

Mestres da viola abrem caminhos

Programação do "Violeiros do Brasil Festival Online" reúne nomes consagrados da viola que recebem jovens instrumentistas em lives

por Ana Beatriz Garcia

09/04/2021 - 05h00

Fotos: Divulgação

Tavinho Moura abre caminhos para novos instrumentistas do projeto nesta sexta-feira (9)

A experiência e o vigor, juntos, no mesmo palco. A oportunidade de tocar a viola ao lado de um grande mestre. É isso que propõe o "Violeiros do Brasil Festival Online", que reúne 14 violeiros em sete apresentações online. Em cada apresentação, um mestre violeiro fará seu show e, em seguida, tocará em duo com o convidado, que termina com sua performance. O lançamento oficial do festival acontecerá em parceria com o Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, nesta sexta-feira (9), às 19h, pelo canal do YouTube do MCB.

Com direção musical de Myriam Taubkin e direção artística de Gabriel Fontes Paiva, programação reúne Ivan Vilela, Paulo Freire e Tavinho Moura, entre outros nomes consagrados da viola que recebem jovens instrumentistas para apresentações online e de graça até 25 de abril. Além de Myriam, a roda de conversa virtual contará com a presença de Carmelita de Moraes (curadora do projeto Música no MCB) e os artistas Roberto Corrêa, Pereira da Viola, Laís de Assis e Neymar Dias.

CANTOS E CAUSOS

As apresentações incluem, além das músicas, "causos" e histórias sobre as canções, a viola e as tradições deste instrumento, assim como sobre a trajetória de cada violeiro. Cada apresentação terá duração de aproximadamente 50 minutos e sempre às 20 horas. Nesta sexta-feira (9), Tavinho Moura abre o caminho para Fabrício Conde, Marco Vilalba - o Passoca faz as honras para Neymar Dias no dia 10 de abril, Pereira da Viola vem com Ricardo Vignini no dia 11. Já Adelmo Arcoverde apresenta Laís de Assis  em 17 de abril, Paulo Freire divide o palco com João Paulo Amaral em 18 de abril, Ivan Vilela recebe Bruno Sanches no dia 24 de abril e Roberto Correia convida Cacai Nunes em no último dia de apresentações, 25 de abril. Os sete jovens violeiros foram escolhidos pelos artistas convidados em conjunto com a curadoria do projeto.

DIVERSIDADE

"Violeiros do Brasil é um olhar sobre o instrumento. Cada artista convidado possui uma característica importante no cenário da viola brasileira. De Nordeste a Sudeste do Brasil, nas regiões onde o instrumento faz parte do cotidiano, os tocadores mostram a diversidade, a força, as tradições e a modernidade da viola dentro da nossa música", observa a diretora musical Myriam Taubkin, ressaltando que "o universo da viola é extremamente relevante para a compreensão da música brasileira".

De acordo com a diretora musical, o objetivo do projeto é manter acesa a chama da viola, que por ter sido transmitida pela oralidade através do tempo, com pouca história de escrita musical, tem lhe conferido inúmeras possibilidades de invenção. "A viola está aberta a qualquer desafio: é um instrumento solista e se impõe em qualquer formação, seja na música popular e seja na de orquestra. É esta diversidade que queremos mostrar, pelas mãos dos grandes violeiros e dos jovens instrumentistas. A viola, seus formatos, sua maneira de tocar e seu timbre são extremamente peculiares e autenticamente brasileiros", finaliza.

SERVIÇO

O "Violeiros do Brasil Festival Online" será nos dias 9, 10, 11, 17, 18, 24 e 25 de abril, transmitido gratuitamente pelo canal de Youtube https://www.youtube.com/taubkinmy

Ler matéria completa