Bauru e grande região

Cultura

SAC abre duas oficinas gratuitas

A Sociedade Amigos da Cultura de Bauru oferece oficinas de Video Mapping e Gestão de Carreira para bandas com vagas limitadas

por Ana Beatriz Garcia

10/04/2021 - 05h00

Divulgação

Ivan Soares ministrará oficina sobre Cenografia Digital - Video Mapping e Recursos Audiovisuais

Aprender sobre os conceitos de Cenografia Digital e saber mais sobre a profissionalização das bandas no mercado são possibilidades para quem se interessar pelas oficinas da Sociedade Amigos da Cultura (SAC) de Bauru. Com vagas limitadas, os cursos gratuitos estão com inscrições abertas até um dia antes das oficinas que terão início na próxima semana. A oficina de "Cenografia Digital - Video Mapping e Recursos Audiovisuais", será nos dias 14, 15 e 16 de abril, e "Gestão de Carreira - Organização e Agenciamento para Bandas", nos dias 20 e 21 de abril.

O Video Mapping - ou projeção mapeada - consiste em um ferramental de hardware e software utilizado para projetar imagens sobre estruturas irregulares e/ou tridimensionais. Através da manipulação ao vivo de vídeos e efeitos, o video mapping permite o encaixe do conteúdo audiovisual a telas específicas como um edifício, um cenário, um objeto cênico, o corpo de um performer. Já a Gestão de Carreira para bandas fala sobre o segmento cultural de música e colabora com a profissionalização das bandas no mercado como forma de aliviar os impactos econômicos causados pela pandemia de Covid-19.

Ambos os cursos são uma realização da SAC - entidade cultural sem fins lucrativos com 25 anos de atuação na cidade de Bauru - por meio do ProAC Expresso LAB nº 58/2020.

OFICINAS

A oficina de Video Mapping explora o conceito de Cenografia Digital sob pontos de vista teórico e prático, com aplicação das tecnologias audiovisuais às artes do palco, combinando análise de exemplos com exercícios nos softwares Resolume Arena 7 e Touchdesigner. O objetivo é relacionar conceitos e técnicas, oferecendo aos participantes um panorama de referências e ferramentas para explorar o universo da cenografia digital na cena contemporânea.

Com três encontros virtuais, nos dias 14, 15 e 16 de abril, às 20h, a oficina ocorre sob a coordenação de Ivan Soares, professor convidado da São Paulo Escola de Teatro e criador de video mapping para diversos espetáculos teatrais, além de ter atuado como diretor de vídeo do Teat(r)o Oficina, a mais longeva companhia teatral do Brasil.

Na formação sobre Gestão de Carreira será abordado diversos aspectos pertinentes a cada subárea de atuação de bandas, desde os recursos para viabilização do trabalho artístico, passando pelo agenciamento, a realização do show e como cada profissional pode compreender sua estratégia de ação a partir do seu lugar no mercado. As aulas ocorrem nos dias 20 e 21 de abril, às 18h30, e serão ministradas por Eddu Porto e Fernanda Martucci, da Let's GIG - Booking & Music Services, uma agência com experiência nacional e internacional.

INSCRIÇÕES

Com vagas limitadas, as inscrições de "Cenografia Digital - Video Mapping e Recursos Audiovisuais" vai até 13/04 ou até esgotarem as vagas (15 vagas) e de "Gestão de Carreira - Organização e Agenciamento para Bandas" até 19/04 ou até esgotarem as vagas (40 vagas).

SERVIÇO

Estão abertas as inscrições para as oficinas gratuitas oferecidas pela Sociedade Amigos da Cultura (SAC) de Bauru de "Cenografia Digital - Video Mapping e Recursos Audiovisuais" e "Gestão de Carreira - Organização e Agenciamento para Bandas" pelo formulário no link https://forms.gle/kswwnYUaVf9Ukk598 Mais informações pelo https://www.instagram.com/sacbauru/ 

Você sabia?

Video Mapping - ou projeção mapeada - consiste em um ferramental de hardware e software utilizado para projetar imagens sobre estruturas irregulares e/ou tridimensionais

Ler matéria completa