Bauru e grande região

Cultura

Especial sobre cotas estreia na TV USP nesta quinta à noite

Três alunos falam sobre suas trajetórias e comentam importância da reserva de vagas para terem acesso à formação acadêmica

por Ana Beatriz Garcia

29/04/2021 - 05h00

Divulgação

Suélen Nascimento é uma das entrevistadas no documentário

A TV USP Bauru estreia, na noite desta quinta-feira (29), um documentário curta-metragem sobre a reserva de vagas na Universidade de São Paulo (USP). O especial será exibido às 20h, na TV Câmara, pelo canal 10 na NET ou 31.3 UHF Digital.

Neste programa, serão apresentados três depoimentos de alunos da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/USP) que conseguiram o acesso ao Ensino Superior por meio do sistema de cotas a estudantes de escola pública que se declaram pretos, pardos e indígenas. "Os alunos foram selecionados a partir de pesquisa interna com estudantes do campus. A partir disso, conversamos com eles para entender suas trajetórias e de que maneira poderíamos abordar neste especial", conta Paula Marques produtora e coordenadora da TV USP.

Maicon Suel da Silva, Nathan Augusto e Suélen Nascimento narram suas trajetórias e ressaltam como a reserva de vagas foi fundamental para que, assim como outros muitos jovens, eles pudessem realizar seus sonhos. "As histórias são bastantes potentes e mostram três vidas distintas que têm em comum o esforço e a dedicação para superar os obstáculos impostos pela desigualdade e que encontraram, em uma política de inserção social da Universidade, uma forma de atingir seus objetivos", comenta.

Ainda segundo a produtora, o material de 17 minutos tem como principal objetivo apresentar a reserva de vagas como uma política necessária para inclusão de estudantes pretos, pardos e indígenas na Universidade, a partir da apresentação das histórias destes alunos da Faculdade de Odontologia de Bauru.

A TV USP Bauru é um órgão de comunicação da Prefeitura do Campus da USP de Bauru. Além de Paula Marques, a equipe é formada pelo jornalista Vitor Oshiro e pelo editor de imagens Guilherme Bacciotti. A maior parte das imagens foi captada antes do período da quarentena e as gravações complementares foram realizadas seguindo todos os protocolos de segurança. 

SERVIÇO

O documentário curta-metragem "Cotas" tem duração de 17 minutos e será exibido nesta quinta-feira, às 20h, na TV Câmara Bauru, pelo canal 10 na NET ou 31.3 UHF Digital. Após a exibição, o programa será disponibilizado nas redes sociais TV USP Bauru: Facebook (https://www.facebook.com/tvuspbauru) e canal do YouTube (https://www.youtube.com/tvuspbauru).

Ler matéria completa