Bauru e grande região

Cultura

Última semana de inscrições para cursos e oficinas remotas da DEA

Os interessados devem se inscrever gratuitamente até a próxima sexta-feira (7), por meio de um formulário online

04/05/2021 - 05h00

Reprodução

A DEA oferece a oficina "Solar de Teatro" e os cursos "Treinamento Técnico do Ator", "Corpo Como Potência de Criação" e "Edição de Vídeos - Ideias e Soluções Para os Novos Tempos"

A Secretaria de Cultura, por meio da Divisão de Ensino às Artes (DEA), está com as inscrições abertas para novos cursos e oficina online. Os interessados devem se inscrever até a próxima sexta-feira (7) por meio de um formulário online.

A DEA oferece como opções gratuitas a oficina "Solar de Teatro" e os cursos "Treinamento Técnico do Ator", "Corpo Como Potência de Criação" e "Edição de Vídeos - Ideias e Soluções Para os Novos Tempos". As atividades serão realizadas remotamente, por meio de plataformas de videoconferência. Para assistir as aulas, os participantes vão precisar de computador, notebook, tablet ou celular, com acesso à internet, câmera e microfone. Já os materiais teóricos serão disponibilizados gratuitamente.

POTÊNCIA

"Corpo Como Potência de Criação" será o curso ministrado pelo instrutor artístico Fábio da Costa Valério ao longo de 16 encontros. As reuniões têm início dia 11 de maio e ocorrem às terças-feiras, das 19h às 20h30. A idade mínima para participação é 14 anos.

O curso aborda as possibilidades de relação do corpo criativo com tecnologias e plataformas de comunicação. O corpo inserido em um contexto dinâmico, um ponto de criação que vai além da fronteira expressiva, criando um aspecto único e ao mesmo tempo interseccionando as relações teatro/dança/performance. O curso possibilita um debate sobre o fazer artístico e as linguagens fronteiriças, permitindo para artistas e não artistas uma ressignificação do cotidiano.

EDIÇÃO DE VÍDEO

O curso "Edição de Vídeos - Ideias e Soluções Para os Novos Tempos" será ministrado pelo instrutor artístico Marcelo Brigatto Pinho ao longo de oito encontros. As reuniões têm início dia 11 de maio e ocorrem às quartas-feiras, das 20h30 às 22h. A idade mínima para participação é 14 anos.

A proposta das aulas é desenvolver um diálogo e debater sobre as diversas possibilidades de produção de vídeos de qualidade. Alguns pontos abordados serão os softwares para edição gratuitos e pagos, os conceitos básicos, a captação de imagens, a iluminação, os formatos e códigos, os efeitos de transição, a renderização e as plataformas de divulgação.

TÉCNICO ATOR

Já o "Treinamento Técnico do Ator" é ministrado pelo instrutor artístico Fábio da Costa Valério ao longo de 16 encontros. As reuniões têm início dia 13 de maio e ocorrem às quintas-feiras, das 19h às 20h30. Para participar, a idade mínima é 14 anos. O conteúdo é dirigido a atores, bailarinos, estudantes de artes cênicas e de dança, mas também ao público geral interessado.

O curso aborda temas relacionados ao trabalho de ator, como ética, preparação e aspectos energéticos e técnicos do ofício. As aulas oferecem um diálogo sobre a vivência do treinamento cotidiano, possibilidades de criação remota e preparação do ator para linguagens distintas, por meio do reconhecimento das capacidades expressivas do corpo.

OFICINA

Por fim, a oficina "Solar Teatro" é ministrada pelo instrutor artístico Elio Andreotti Evaristo ao longo de 12 encontros. As reuniões têm início no dia 14 de maio e ocorrem às sextas-feiras, das 19h às 20h. A participação é livre e aberta aos interessados que tenham, no mínimo, 16 anos. Não é necessário ter experiência prévia.

A oficina vai abordar três aspectos: Normose, aspectos da mente e a ciência de si mesmo; exercícios simples e práticos de respiração e introdução a aspectos gerais do teatro ao longo do tempo, com ênfase nos últimos cem anos.

SERVIÇO

Os novos cursos e oficinas online da DEA estão com inscrições abertas até sexta-feira (7). Para se inscrever, gratuitamente, preencha o formulário: http://forms.gle/o6qrSHaA5WDiVETn9 Mais informações pelo e-mail [email protected] ou Facebook da Divisão de Ensino às Artes

Ler matéria completa