Bauru

Cultura

Produtores lançam filmes para assistir direto no Instagram

Projeto foi lançado na última terça em contas distintas, para a experiência de assistir aos filmes "Cativeiro" e "Unmatch" no Insta

por Ana Beatriz Garcia

30/05/2021 - 05h00

Divulgação

Elissa Schpallir, Kee Cristina, Rafael Caetano, Alexandre Canda, Northon Mingorance, Bruno Jareta, Pri Borges, Jonas Villar, Gregory Pena e Carolina Nishikubo formam equipe do filme 'Cativeiro'

Não é novidade que a tecnologia tem aproximado, cada vez mais, o setor cultural do público. Em tempos de pandemia, os shows, as apresentações de dança, as peças de teatro, entre outros, chegaram às casas das pessoas pelas telas das lives. Mas, a experiência audiovisual nas redes sociais pode ir além. Foi isso que os amigos e produtores Bruno Jareta, Carolina Nishikubo e Elissa Schpallir pensaram quando, ainda em 2015, idealizaram um filme transmitido pelo Instagram. Isso mesmo: um filme que conta com a experiência da navegação do aplicativo para ser assistido.

Apesar de idealizado em um tempo em que os recursos do app eram bastante escassos, as atualizações permitiram a restruturação da narrativa e a utilização de novas ferramentas. Na última terça-feira (25), dois filmes foram publicados, cada um em uma página do app, com propostas distintas.

"Existe ficção no Instagram, com perfis de personagens como a 'Karen Kardasha' e 'Blogueirinha do Fim do Mundo', por exemplo, mas eles estão dentro da estética do Instagram. Nosso caso é diferente", afirma o produtor e pesquisador de audiovisual Bruno Jareta, dono da Neurônio Produtora, que desenvolveu o projeto.

SINOPSE

Para assistir ao filmes, basta navegar com as indicações do gride do feed da página. "Os dois filmes têm funções diferentes. No 'Cativeiro', trata-se de um thriller, um drama de mistério, em que a ideia é encaixar o passado. Acontece um sequestro que desencadeia em uma série de segredos e que o expectador precisa montar este quebra-cabeça para conhecer os mistérios dessa história", afirma Bruno. "Já no 'Unmatch', nós brincamos com a própria interface do celular. Os personagens estão interagindo com os aplicativos do celular e essa tela é visível para nós. Toda a história começa no Tinder, mas passa pelo WhatsApp e Instagram e por todos os dramas e narrativas destas redes sociais", completa.

'INTERATIVO E MULTIMÍDIA'

Bruno ainda comenta como o resultado da produção mostrou a capacidade de se fazer audiovisual interativo e multimídia. "É divertido de fazer e as pessoas não precisam baixar o aplicativo para assistir ao filme, já que a maioria já usa. Isso é uma vantagem também", destaca o produtor que, junto com as amigas desde os tempos de faculdade, pretende dar prosseguimento ao formato com novas obras. "O feedback tem sido bastante positivo e estamos revisitando os tempos em que criamos e produzimos os filmes. Com o aprendizado desses primeiros, queremos elaborar os próximos", diz.

As duas produções contaram com direção de Elissa Schpallir, roteiro de Carolina Nishikubo, montagem de Bruno Jareta, direção de arte de Larissa Andrade; direção de fotografia de Alexandre Canda e direção de som de Northon Mingorance. A trilha sonora de 'Cativeiro' é de Pablo Leñero e o elenco tem Pri Borges, Jonas Villar, Rafael Caetano, Gregory Pena e Kee Cristina. Já 'Unmatch' conta com Giovane Navarro e Bernardo Fontaniello.

"Foram ideias realizadas com recursos próprios, elenco e equipe técnica de amigos e colegas de trabalho. Ele demorou pra ser gravado e ficou um tempo na gaveta. O Instagram mudou bastante de lá pra cá, mas pudemos reestruturar algumas coisas para o lançamento", finaliza.

SERVIÇO

Para quem quiser passar pela experiência de assistir aos filmes no Instagram, basta acessar: https://www.instagram.com/cativeirofilme/https://www.instagram.com/unmatchfilme/

Ler matéria completa