Bauru

Cultura

'Contando Histórias de Cordel' em lives com Pedro Popoff

Nesta quinta-feira (10), haverá o encontro com Samuel de Monteiro, escritor, poeta e cordelista, às 10h

por Ana Beatriz Garcia

10/06/2021 - 05h00

Divulgação

Pedro Popoff recebe grandes nomes da literatura de cordel em série de lives

Em 2018, o "Contando História de Cordel" foi um dos projetos premiados no edital do Programa Estímulo à Cultura de Bauru, lançado pela Secretaria Municipal de Cultura, que teve como proponente a entidade cultural e social Associação Cultural de Tradições Afro Brasileiras de Bauru (ACTABB). A ideia era circular com suas histórias por dez escolas públicas da rede de ensino pública de Bauru.

No entanto, com a chegada da pandemia, a ideia teve que ser alterada por conta da impossibilidade de aglomerações e da realização de atividades artísticas presenciais. Assim, um novo formato foi pensado. Um série de lives comandadas por Pedro Popoff, o Pedro do Cordel, recebendo convidados do mundo da literatura de cordel, para um bate-papo animado onde serão abordados temas do cotidiano, a importância e possiblidade do uso dessa literatura no processo pedagógico e educacional.

Nesta quinta-feira (10), haverá o encontro com Samuel de Monteiro, escritor, poeta e cordelista, às 10h, e a escola contemplada é a E.E. Prof. Mercedez Paz Bueno. Ao todo, serão dez encontros que passarão pelas telas das redes sociais do artista, com poetas renomados de todo o nordeste e Brasil. O acesso será gratuito para todos interessados e cada encontro contará com uma escola convidada.

A primeira live aconteceu na última segunda-feira (7) quando Pedro recebeu o escritor César Obeid, palestrante, contador de histórias e poeta, autor de mais de 35 livros para jovens e crianças. Idealizado pela mãe de Pedro, a produtora cultural Carla Mota, o projeto já conta com uma agenda pré-estabelecida para os próximos dias.

CONVIDADOS

Na próxima quinta-feira (15), o projeto receberá João Junior, músico, educador, ativista cultural e cordelista, que já atuou em diversas áreas da educação e cultura, com projetos sociais e movimentos de rua. Já no dia 18 de junho é a vez do professor, poeta cordelista e xilógrafo brasileiro João Gomes de Sá.

No dia 21, Pedro Popoff receberá Tião Simpatia, que é poeta, músico e arte-educador, autor da Lei Maria da Penha em cordel e membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel. No dia 5 de julho, às 15h, também haverá encontro com a escritora Célia Maria e Quirino Silva representantes da cultura nordestina, mobilizadores culturais e artesãos de couro.

SERVIÇO

O encontro com Samuel de Monteiro será nesta quinta-feira (10), às 10h. As lives gratuitas do projeto "Contando História de Cordel" serão transmitidas pelo Facebook de Pedro Popoff em: https://www.facebook.com/Pedrodocordel Os horários dos demais encontros podem ser conferidos nas redes sociais.

Ler matéria completa