Bauru

Cultura

Mariana Aydar e Chico César lançam 'O Futuro Já Sabia'

Lançada nesta quinta (24), Dia de São João, canção celebra o clima de festas junina, que deixa tanta gente com saudade

24/06/2021 - 05h00

Guilherme Nabhan/Divulgação

Mariana Aydar e Chico César lançam "O Futuro Já Sabia" e celebram clima das Festas Juninas

Quando completou 15 anos, Mariana pediu aos pais de presente de aniversário algo talvez inusitado para uma garota dos anos 1990: um show de Chico César. Parece que o futuro já sabia que, anos depois, os músicos se encontrariam para gravar juntos sua primeira parceria, "O Futuro Já Sabia", dos pernambucanos Barro e Ed Staudinger - cheia das imagens e sabores das festas juninas. Como não poderia deixar de ser, o novo single da dupla é lançado nesta quinta-feira (24), Dia de São João.

A sanfona de Mestrinho, no início de "O Futuro Já Sabia", anuncia um São João bem imagético - ainda que, infelizmente, mais um vez, dentro de casa. Apesar de se adaptar ao espaço que podemos ter agora, uma das principais festividades do País não poderia ser deixada de lado, especialmente para aqueles que amam forró e um xote bem manhoso e apaixonado como esse.

"A música, neste momento tão delicado, se mostra essencial para aquecer feito fogueira nossos corações. Viva o Nordeste, viva Chico, viva Santo Antônio e São João!", celebra Mariana Aydar. Barro, que é um dos autores da música, descreve a canção como uma "história de amor, pós-pandêmica, na qual o futuro parece antever novos encontros".

"Recebi o convite de Mariana para compor essa música pro São João e logo me veio à mente 'como abordar esse eixo que nos identifica tanto?' e a lacuna que fica sem a presença física da festa. Queria mandar uma mensagem positiva, um calor, tecendo uma compreensão sobre o São João que está presente em nós, pela presença de tudo que já vivemos", completa.

INFLUÊNCIAS

Mariana Aydar e Chico César já têm muita história juntos, dentro e fora do palco, e o artista paraibano é uma das principais influências musicais da cantora e compositora paulistana. "Para mim, ele é uma das primeiras referências deste Nordeste mais contemporâneo, com raízes no chão e antenas no céu. Lançar uma música com Chico é um grande sonho realizado".

Para o cantor, "O Futuro Já Sabia" chega como uma declaração de auto-afeto ao País. "Cada vez mais o Brasil abraça e se reconhece nesse lugar estético e variado que é o Nordeste. Foi assim com Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Marinês, Dominguinhos e tantos outros, em diferentes gerações. É lindo esse amor, que nada mais é do que auto-estima, auto-afeto. Um País que se quer bem". A produção da faixa é de Márcio Arantes, também responsável pelo disco "Veia Nordestina" (2019), vencedor do Grammy 2020, na categoria "Melhor Álbum de Música Regional".

'SURREALISTA'

Para Barro, o convite para compor "O Futuro Já Sabia" foi um presente. "Ter uma música de minha autoria gravada por Mariana Aydar e Chico César tem algo de surrealista para mim. Daqueles encontros e milagres que só acontecem quando se continua a caminhar por essa linha tirana da Música. Dois artistas que traçaram a estrada por onde ando com meu matulão. O futuro já sabia - e ainda bem! - que essa boa nova de São João chegaria", completa o pernambucano.

SERVIÇO

A canção "O Futuro Já Sabia" de Mariana Aydar e Chico César será lançada nesta quinta-feira (24), em todas as plataformas digitais.

Ler matéria completa