Bauru

Cultura

Estado amplia em 45% os recursos do programa #JuntosPelaCultura

Foram anunciados 853 projetos selecionados e 9,6 mil artistas beneficiados; sete cidades da região de Bauru estão entre as escolhidas

por Ana Beatriz Garcia

15/07/2021 - 05h00

O Governador João Doria anunciou na última terça-feira (13) a ampliação do Programa #JuntosPelaCultura, uma parceria das Secretarias de Cultura e Economia Criativa e de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo. O Estado vai destinar R$ 10,6 milhões - valor 45% maior que os R$ 7,3 milhões de 2020. "Quem respeita a cultura respeita seu povo, sua origem, sua brasilidade", disse Doria.

O #JuntosPelaCultura une poder público e segmentos artísticos com o objetivo de fomentar e difundir a cultura.

Em 2021, as chamadas públicas passaram de oito para 12, sendo sete para municípios, quatro para artistas e uma para organizações.

"Nós trabalhamos duro para elevar o grau de acesso da população à cultura, porque sabemos que isso traz muitos benefícios para os indivíduos e para a sociedade", diz o secretário de Cultura e Economia Criativa Sérgio Sá Leitão. "Trabalhamos também para elevar a geração de renda e emprego no setor cultural. Mais cultura significa mais educação, mais saúde e mais turismo."

9,6 MIL ARTISTAS

De um total de 853 projetos selecionados, 524 foram apresentados por 161 Prefeituras, enquanto que outros 329 são de produtores culturais. Ao todo, o programa vai beneficiar 9,6 mil artistas neste ano. Em Bauru, conforme o JC Cultura noticiou na edição dessa quarta-feira (14), o documentário "O silêncio antes do apito do trem" é um dos contemplados. Também na região de Bauru, sete cidades foram selecionadas: Bariri, Getulina, Lençóis Paulista, Lins, Presidente Alves, Promissão e Reginópolis.

Para celebrar o sucesso da iniciativa, o Governo do Estado premiou 20 cidades com títulos de capitais culturais de São Paulo pela excelência na cena artística e importância dada ao setor pelas gestões municipais. Na região, apenas Botucatu figura entre os premiados.

BALANÇO

Todas as ações realizadas pelos municípios podem ser acessadas gratuitamente na plataforma de vídeo por demanda e de streaming #CulturaEmCasa e também no perfil @culturaemcasasp nas redes sociais.

O balanço das propostas recebidas em 2021 registrou 1.573 inscrições de prefeituras; 961 de artistas e 78 de organizações - estas em seu ano de estreia. Em 2020, foram 478 propostas de prefeituras e 687 de artistas.

Ler matéria completa