Bauru

Cultura

Artes visuais, práticas artísticas e podcasts têm oficinas gratuitas

As inscrições para algumas dessas atividades podem ser realizadas até esta quarta-feira (21) e próxima terça-feira (27)

por Ana Beatriz Garcia

21/07/2021 - 05h00

O Programa Oficinas Culturais realiza, durante o mês de agosto, oficinas online sobre diferentes temáticas. A participação é gratuita e as inscrições para algumas atividades ainda podem ser feitas, por meio dos links disponibilizados para cada oficina. As formações culturais já gravadas podem ser assistidas no canal do Oficinas Culturais no YouTube.

O projeto é promovido pelo Programa Oficinas Culturais, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, gerenciado pela Poiesis - Organização Social de Cultura e tem apoio da Secretaria de Cultura de Bauru. A programação completa de oficinas gratuitas pode ser vista em http://poiesis.org.br/maiscultura.

A oficina "Quero ser artista visual. E agora?" tem coordenação de Diana Vaz. A atividade ocorre em duas turmas. Os encontros da turma A ocorrem nos dias 3, 5, 10 e 12 de agosto, das 14h às 16h, enquanto os encontros da turma B ocorrem nos dias 5, 6, 12 e 13 de agosto, das 10h às 12h.

São disponibilizadas 30 vagas por turma para um público de estudantes, professores, artistas e interessados em geral a partir dos 16 anos e a seleção será feita por meio de análise da ficha de inscrição. As inscrições podem ser realizadas até esta quarta-feira (21), por meio do link https://forms.gle/6QK7hfmYX6raVEmi6. A oficina oferece diversas orientações sobre os primeiros passos que o artista visual pode dar superar dificuldades, fazer parte do amplo sistema da arte e mostrar suas obras para todos.

Já a oficina "Práticas artísticas no enfrentamento às opressões" tem coordenação de Elidayana Alexandrino. A atividade ocorrem em duas turmas. Os encontros da turma A ocorrem nos dias 10, 12 e 17 de agosto, das 18h às 20h, enquanto os encontros da turma B ocorrem nos dias 16, 18 e 23 de agosto, das 14h às 16h. São disponibilizadas 50 vagas por turma para um público de estudantes, professores, artistas e interessados em geral a partir dos 16 anos e a seleção será feita por meio de análise da ficha de inscrição. As inscrições também podem ser realizadas até esta quarta-feira (21), por meio do link https://forms.gle/6wTUZjwu6sDP7cme8.

A oficina tem como proposta discutir e analisar a produção de artistas e intelectuais que utilizam diversas linguagens como forma de enfrentamento às opressões e se articulam em práticas artísticas de emancipação e justiça social, num exercício de liberdade e amor.

PODCASTS

A oficina "Podcasts com ferramentas gratuitas" tem coordenação de Thiago Kaczuroski. A atividade ocorre em três turmas. Os encontros da turma A ocorrem nos dias 9, 10 e 11 de agosto, das 10h às 12h, enquanto os encontros da turma B ocorrem nos dias 16, 17 e 18 de agosto, das 10h às 12h, e os encontros da turma C ocorrem nos dias 23, 24 e 25 de agosto, das 10h às 12h. São disponibilizadas 30 vagas por turma para um público de jovens e adultos que se interessem pelo tema e a seleção será feita por meio de análise da ficha de inscrição. As inscrições podem ser realizadas até o dia 27 de julho, por meio do link https://forms.gle/cfBCvUzb72JNzyEa8.

Os materiais e equipamentos necessários para participar são computador ou celular com acesso à internet, o software gratuito Audacity 4 ou aplicativos compatíveis, caso o participante só tenha celular. A oficina ensina o passo a passo da gravação, edição e publicação de podcasts. Serão apresentados exemplos e exercícios práticos para que você consiga produzir seu próprio programa utilizando ferramentas gratuitas.

SERVIÇO

A programação completa de oficinas gratuitas pode ser vista em http://poiesis.org.br/maiscultura. As formações culturais já gravadas podem ser assistidas em https://www.youtube.com/OficinasCulturaisdoEstadodeSaoPaulo

Ler matéria completa