Bauru

Cultura

'Vistas de Lá e Cá': a poesia nas imagens do nosso cotidiano

Exposição da artista Alline Nakamura está aberta na cidade de Lins

12/09/2021 - 05h00

Alline Nakamura e Yukie Hori

Algumas das imagens foram registradas ao lado da artista Yukie Hori

A artista visual e professora Alline Nakamura lança sua nova exposição, "Vistas de Lá e Cá", na cidade de Lins. O projeto é uma exposição itinerante composta por dois ensaios fotográficos: "À terra desce", com fotografias de paisagens diversas registradas de 2010 a 2020, e "Reminiscências Brasileiras de Yukio Mishima", com registros feitos em 2018 por Alline em parceria com a artista Yukie Hori.

A exposição, que já passou pela cidade de Atibaia, também contará com imagens de paisagens feitas pelo Clube Atibaiense de Fotografia, do qual a artista faz parte desde o ano de 2005. Com 18 anos de carreira, Alline escolheu utilizar a fotografia para investigar as cenas do cotidiano. Ela também anseia que a exposição contribua com o despertar de uma percepção visual mais poética, reflexiva e crítica no público. "A fotografia tem o poder de aproximar distâncias temporais e espaciais, de ampliar o alcance imagético e afetivo por meio de imagens, de tornar as pessoas mais atentas, abertas para acolher e apreender o mundo, em suas múltiplas camadas de vivências individuais e coletivas", comenta.

O primeiro ensaio que irá compor a exposição, "À terra desce", já passou pela cidade de Belém, no Pará, onde compôs a mostra coletiva "Diário Contemporâneo de Fotografia". Já o segundo ensaio, feito com Yukie, foi realizado na Fazenda Tarama, situada no limite entre Lins e Guaiçara, onde o famoso escritor japonês Yukio Mishima passou uma temporada no Brasil no ano de 1952.

O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Lins e foi viabilizado pelo Prêmio ProAC LAB-Expresso, amparado pela Lei Aldir Blanc, que incentiva produções e ações culturais em todo estado de São Paulo.

Como a mostra está localizada em um dos pontos de vacinação do município, a artista convida todos aqueles que forem garantir suas doses de imunização contra a Covid-19 para visitar o espaço, que está aberto ao público das 9h às 17h.

SERVIÇO

A Casa de Cultura de Lins fica localizada na Avenida José da Conceição, 111 - Res. Real Parque. A exposição permanecerá disponível para apreciação do público até 20 de outubro.

Ler matéria completa

×