Bauru

Cultura

'Território do Olhar': exposição é aberta para o público em Botucatu

Uma série de 41 pinturas com a temática paisagem, de Ronaldo Gifa, estarão disponíveis para apreciação até início de 2022

14/09/2021 - 05h00

Ronaldo Gifa

"Cachoeira", em esmalte e acrílico sobre tela é uma das obras da mostra

A Pinacoteca Fórum das Artes está com a exposição "Território do Olhar", de Ronaldo Gifa, aberta para visitação do público. O artista, que mescla técnicas de pintura e gravura, compõe paisagens descondicionadas com elementos mínimos e provocativos. A curadoria foi realizada por Túlio Stafuzza e as obras permanecerão em exposição até 31 de janeiro de 2022.

A mostra é uma série de quarenta e uma pinturas concebidas com diferentes técnicas, mas que possuem em comum uma mesma temática: a paisagem. A intenção do artista é explorar a melhor compreensão do que são essas paisagens, trabalhando com texturas, formas geométricas simples e cores chapadas.

Segundo Ronaldo, a 'economia' de informações nas obras acaba criando ainda mais significados possíveis para as obras, levando um mar de sugestões e inspirações para os apreciadores de sua arte. "Eu iniciei essa série de pinturas no final de 2019. No ano seguinte, nós entramos em isolamento, então comecei a construir uma paisagem de memória utilizando a técnica da monotipia, que é um processo onde você aplica tinta em uma superfície e coloca na tela. A partir daí, comecei a criar com os elementos geométricos os elementos naturais, como rochas, cachoeiras e chuva", conta.

O pintor, que é natural de São Paulo, mora em Bauru e atua na área das artes visuais. Ele realiza exposições desde 1988 em países como Brasil, Espanha e Portugal. Já o curador Túlio Stafuzza, também atuante como poeta, lançou seu primeiro livro, Livro dos Pássaros, pela editora Urutau em 2018.

SERVIÇO

A Pinacoteca Fórum das Artes fica localizada na Rua General Telles, 1040 - Centro, Botucatu - SP. Os interessados na exposição podem visitá-la de quarta a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 11h às 17h. A entrada é gratuita.

Ler matéria completa

×