Bauru

Cultura

Museu da Língua Portuguesa promove exposição online

Mostra "Língua Solta" será transmitida por meio de um passeio virtual desta quinta-feira (16) até o dia 3 de outubro

15/09/2021 - 05h00

Ricardo Amado

Exposição "Língua Solta", que agrupa conjunto de imagens, pinturas e outros artefatos, contará com um tour virtual

O Museu da Língua Portuguesa realiza nesta quinta-feira (16) uma visita virtual pela exposição temporária "Língua Solta", que fica em cartaz na instituição cultural até o dia 3 de outubro. A visita, que é gratuita, estará disponível a partir das 19h, no Facebook, Youtube e TikTok do museu.

"Língua Solta" é uma exposição que agrupa um conjunto de imagens, pinturas e outros artefatos que ancoram seus significados no uso das palavras. Liderada pelos curadores da mostra, Moacir dos Anjos e Fabiana Moraes, a visita levará o telespectador para um tour em todas as áreas da exposição.

O passeio terá início na área onde estão enfileirados quatro estandartes de maracatu da zona da mata de Pernambuco. Em seguida, os curados caminham por outras áreas do pavimento, onde 180 peças de arte erudita e popular são exibidas intencionalmente de maneira embaralhada. Assim, trabalhos de nomes conhecidos como Leonilson, Rosângela Rennó, Jonathas de Andrade, Arthur Bispo do Rosário, Cinthia Marcelle e Emmanuel Nassar ganham destaque na apresentação dos curadores. Como diz o próprio Moacir no vídeo, "a língua está em toda parte de nossa vida". "E esta língua é indígena, negra, portuguesa, brasileira", completa Fabiana.

A mostra também estará aberta para visitação presencial, sendo necessário a reserva e compra de ingressos previamente pela internet. O Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, foi reconstruído pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, e pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, concebida e realizada em parceria com a Fundação Roberto Marinho. A instituição foi reaberta em julho deste ano, após ter sido parcialmente destruída por um incêndio de grandes proporções em 2015.

SERVIÇO

A visita virtual pela exposição "Língua Solta" poderá ser conferida pelo link: https://www.youtube.com/c/MuseudaLínguaPortuguesa/ ou pelas redes sociais da instituição. A classificação indicativa é de 12 anos.

Ler matéria completa

×