Bauru

Cultura

Alegria e vida estampada nos muros

Em 2021, o artista Jota Crepaldi completa 10 anos de grafite na cidade de Bauru

por Laylla Paes

10/10/2021 - 05h00

Divulgação

Nascido em Araçatuba, Crepaldi vive em Bauru há mais de 13 anos

Quem nunca passou por um muro todo colorido e desenhado e não parou por um momento para apreciá-lo? Nos mais diversos locais, o grafite faz-se presente, levando mais diversão, cor e vida para o cotidiano da população. Em Bauru, o renomado e experiente artista Jota Crepaldi é um dos responsáveis pelas artes que vemos em alguns pontos e estabelecimentos da cidade. Em 2021, ele completa 10 anos de trabalho na área, levando a alegria da arte para o dia a dia de milhares de pessoas.

Interessado por desenhos desde a infância, Crepaldi conta que sempre teve uma certa facilidade no ramo, mas que o aperfeiçoamento exigiu muito trabalho e dedicação. "Até os meus 13 anos, minha diversão era desenhar. Depois eu parei um pouco e fui ser adolescente", brinca. Após se graduar em Publicidade e Propaganda, em Campo Grande, o artista retornou para Bauru e recebeu um convite para produzir quadros para o antigo bar "A Capela", onde grafitou sua primeira parede. "Ela [a proprietária do bar] chamou vários artistas de Bauru, e um deles me convidou para pintar na rua. Desde esse dia, não parei mais. Isso foi em 2011", conta.

CARREIRA

Em 2014, Crepaldi viu sua carreira artística decolar, ganhando diversas premiações. Ele foi vencedor do concurso nacional "Arte de Obra do Metrô de São Paulo", sendo convidado para grafitar uma das paredes da linha lilás do metrô da capital. No mesmo ano, também foi ganhador do "Prêmio Mário Peixoto de Arte Urbana/Mangaratiba Mais Cores", no Rio de Janeiro. Logo após, ganhou um concurso em Brasília, que lhe rendeu a pintura de um painel na Procuradoria Geral da República. Hoje, a arte é considerada um patrimônio histórico cultural da União. Ao longo dos anos, o artista foi aprimorando sua técnica e recebendo cada vez mais convites para produzir seus grafites pelo país. "Daquele ano pra cá, as coisas melhoraram muito. Eu viajei o Brasil inteiro. Tinham muitos eventos até a chegada da pandemia", conta.

Em 2020, Crepaldi passou a dedicar-se exclusivamente à arte, fazendo dela a sua profissão principal. "Antes, eu fazia grafite de madrugada e aos finais de semana. Era um complemento, até para minha saúde mental. Agora só faço isso - e foi a melhor coisa que me aconteceu. Estou vivendo do que eu amo.", diz.

INSPIRAÇÕES

Antes da chegada da pandemia, o artista conta que focava suas criações no desenho de pessoas e seu cotidiano, principalmente de pessoas do interior na área urbana. Agora, ele decidiu adicionar a flora à seu trabalho, mudança esta que foi muito bem recepcionada pelo público. "Comecei a pintar as plantas. Rosto de pessoas por trás das plantas. E acabou dando muito bom. O pessoal adorou", explica.

SERVIÇO

Os interessados em acompanhar o trabalho do artista podem segui-lo pelo Instagram, @jotacrepaldi. Orçamentos também podem ser solicitados via Whatsapp, pelo número: (14) 99605-0180. O link para a votação da competição "A Bola do Jogo" é: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeK8_W9hs5XM9svIdCxXBObGgdiNjNQlWEzWgtxDeFxBxkllw/viewform/.

Projetos

Atualmente, Crepaldi participa de competição promovida pela Penalty e pela Liga Nacional de Basquete intitulada "A Bola do Jogo". Ele foi convidado pelo Bauru Basket para desenvolver uma bola personalizada, que concorre com a criação de outros artistas pela chance de ter seu design estampando a bola de basquete do jogo de estreia da próxima temporada do NBB. "Eu já tinha feito algumas coisas ligadas ao esporte. Fui coordenador de marketing na ABDA [Associação Bauruense de Desportes Aquáticos] e pintei bastante lá. [...] Então, o pessoal do marketing do Bauru Basket me chamou, eu pintei a bola e ficou bem legal. Quis ressaltar a importância dos povos indígenas, principalmente com tudo que vem acontecendo agora", explica. A votação para a fase final da competição vai até quarta-feira (13), via formulário online. Seguindo com seus projetos imponentes, Crepaldi negocia agora uma grande obra no Bauru Tênis Clube, que enfeitará a mais nova quadra de tênis de praia do estabelecimento. "Vai ser um painel bem grande, do jeitinho que eu gosto. [...] Vai ser bem legal e vai dar uma visibilidade muita boa", conta.

Ler matéria completa

×