Bauru

Cultura

Diversão e comédia nas aventuras de 'O Penuginha'

Livro infanto-juvenil de Luiz Vitor Martinello ganha uma nova edição depois de 32 anos de sua publicação

por Laylla Paes

12/10/2021 - 05h00

Fotos: Divulgação

Luiz Vitor Martinello atuou como professor e autor por mais de 40 anos na cidade de Bauru

Ele voltou! Após 32 anos, o famoso livro "O Penuginha", de Luiz Vitor Martinello, ganha uma nova edição - desta vez, publicada pela editora bauruense Canal 6. Sucesso de vendas nos anos 1990, a obra volta às estantes e livrarias com um visual totalmente renovado, em formato quadrado e com trechos inéditos.

Publicado originalmente em 1989 pela Editora do Brasil, o livro conta a história de Pedro Ivo, um menino ruivo e divertido que adora admirar passarinhos. "Esse menino tinha o costume de ir para sua chácara aos finais de semana. Lá, ele armava arapucas para pegar passarinhos. [...] Ele pegava os passarinhos para admirá-los, ver a penugem, estudar e soltá-los depois. Um dia, apareceu na arapuca um passarinho que mais parecia um pintinho, com dois olhos parecendo faróis, mas sem bico nem boca", conta o autor. Este passarinho diferente foi batizado por Pedro de "Penuginha". Ao longo da narrativa, descobre-se que o animal veio de outro planeta e que a missão dele na Terra era aprender a falar a verdade. Para isso, ele precisaria utilizar a boca de outras pessoas, animais e objetos como forma de comunicação. Se conseguir cumprir seu objetivo, Penuginha ganhará sua própria boca e mais um ano de vida.

Em 60 páginas, Martinello constrói uma narrativa envolvente, que conquistou o coração de diversos jovens desde sua primeira publicação. Pelo fato do bichinho poder falar apenas a verdade, a história ganha momentos engraçados, constrangedores e divertidos, que prometem arrancar boas gargalhadas da criançada.

"O Penuginha é um personagem bastante carismático. [...] Como as pessoas gostam muito, eu queria dar uma nova imagem para este livro, rever o livro e reescrevê-lo, mudando pouco, mas reescrevê-lo. E foi o que eu fiz. Dividi o livro em capítulos, coloquei títulos, acrescentei algumas cenas que eu achava necessárias e escolhi uma capa que era uma ilustração do miolo do livro. A Canal 6 também decidiu fazer o livro de forma quadrada e ficou muito bom. Eu estou muito feliz", diz.

Com ilustrações de Wanda Cardim, o livro é uma das três obras infanto-juvenis já publicadas por Martinello ao longo de mais de 40 anos de carreira literária. Ele também é autor de "O sapato que sabia andar", de 1985, e de "O menino e sua bacia", publicado em 2016. Ambas as obras causaram tanta repercussão na cidade de Bauru que foram transformadas em peças de teatro pela artista Mariza Basso.

EDUCAÇÃO E POESIA

Formado em Filosofia e Letras, Martinello possui uma passagem marcante tanto pelo mundo literário, quanto pelas salas de aula de Bauru. Desde muito jovem, já possuía afinidade com as palavras, até mesmo quando cursava um seminário católico, quando quase se tornou padre.

Apesar de ter nascido em Adamantina, ele conta que foi "fabricado" em Bauru, na lua de mel de seus pais. Pouco tempo depois, aos dois anos de idade, retornou para a cidade sem limites, onde construiu sua família e sua história.

Martinello também é autor de "Mãos nos bolsos" (1978), "Os anjos mascam chicletes" (1983), "Lixeratura" (1990), "Me apaixonei por mim mesmo mas não fui correspondido" (1999) e "S'obras poéticas - Poesia Revisita" (2019), obra esta organizada por Tiago Augusto Corrêa, que reúne a maior parte das poesias do autor.

SERVIÇO

Os interessados em adquirir "O Penuginha" podem compra-lo pelo link: https://www.canal6livraria.com.br/pd-8cb068-o-penuginha.html?ct=&p=1&s=1/.

Repercussão

"O Penuginha" é uma obra de grande adesão nas salas de aula. Por se tratar de um livro leve e divertido, já foi utilizado por diversas escolas e professores, sendo tema de trabalhos, projetos e até mesmo de um Trabalho de Conclusão de Curso da Unesp Bauru, onde foi traduzido para a Língua Brasileira de Sinais por uma aluna do curso de Pedagogia.

Ler matéria completa

×