Bauru

Cultura

Rational Culture: tributo ao Tim Maia retorna aos palcos

Banda bauruense reestreia neste sábado (16), às 21h, com um repertório cheio de clássicos

por Laylla Paes

16/10/2021 - 05h00

Bruno Giraldi

Rational Culture já animou vários casamentos na região

Eles estão de volta! A banda Rational Culture, de tributo ao Tim Maia, retorna aos palcos neste sábado (16), às 21h, no Barão Bar, em Bauru. Famosa pela reprodução das melodias inconfundíveis de um dos maiores ícones da música brasileira, a banda bauruense fará uma reestreia repleta de clássicos e músicas icônicas da carreira de Tim.

Formada em 2015, a banda surgiu de um encontro despretensioso. Segundo Adauto Filho, vocalista do grupo, ele havia reunido alguns artistas da cidade para um show de apenas uma noite. Entretanto, o sucesso com o público foi tão grande que o tributo acabou transformando-se em um projeto completo.

"A gente já tocou no Sesc, em casamentos, bares e todo tipo de evento. A gente também tinha um circuito [no Sesc] ano passado, mas foi cancelado por conta da pandemia", conta o vocalista. Segundo ele, o último show feito pelo Rational Culture foi em 14 de março de 2020, quando a pandemia começou a se agravar no país e as atividades consideradas não essenciais foram pausadas. "Como a banda é muito grande, ficou muito difícil juntar todo mundo. Com o medo do Coronavírus e o perigo de se contaminar ou contaminar os outros, a gente acabou não se reunindo", explica.

O fato da banda ser composta por oito integrantes foi um dos motivos, segundo Adauto, pelo qual o grupo não se reuniu para fazer as famosas lives, que viraram febre na pandemia. Com o risco da propagação do vírus, os artistas seguiram trabalhando com projetos paralelos, tanto individuais, como com outros grupos menores. Por isso, a expectativa para o evento deste sábado é grande. "A gente está bem ansioso, porque é o primeiro show depois de tanto tempo. Também fazia tempo que a gente não tocava em bares aqui em Bauru, porque estávamos fazendo mais eventos fechados. Então, acredito que o pessoal vai querer sair de casa", brinca.

SERVIÇO

O show de retorno da Rational Culture ocorre no Barão Bar, localizado na Rua Henrique Savi, 11-41, na Vila Nova Cidade Universitária. Os lugares são limitados. Mais informações pelo telefone: (14) 99869-0635.

Por que Tim Maia?

A ideia da formação do tributo partiu de uma grande identificação de Adauto com a carreira de Tim. Segundo ele, tudo começou quando estava em São Paulo, onde assistiu o filme sobre a vida do artista, lançado em outubro de 2014. "Eu já conhecia a obra mas não a fundo. Então eu conheci ainda mais sobre ele, sua biografia, sua música, sua história... E eu me identifico em vários pontos com a história dele, no quesito de ser artista, correr atrás... E aí eu vim para Bauru e tive vontade de montar uma banda, só para fazer uma única vez, mas o pessoal gostou muito e pediu para a gente continuar", conta. O músico conta que encontrar os artistas certos também foi essencial para o sucesso do grupo. "Eu dei a sorte de montar uma banda muito boa. Temos metais, guitarra, baixo, cordas, teclado, percussão... Então ficou muito bom. Fora a musicalidade do Tim, que é um gênio da música", explica. Atualmente, a banda é formada por Henrique Oliveira (bateria), João Ricardo (baixo), Julio Calleja (guitarra), Vitor Napolião (teclado), Paulo Santini (trompete), Neto Santos (trombone), Tiago Barreta (saxofone) e Adauto (vocal). "É uma grande honra e um privilégio [tocas as músicas de Tim]. Cada show é um show. [...] A gente se diverte muito, porque é uma música muito complexa. Não só as letras, mas a própria melodia mesmo. É uma música bem trabalhada", diz. Com o show de retorno nesta noite, a banda espera retornar à cena musical de Bauru com tudo. Apesar dos poucos encontros nos últimos meses, eles se dizem preparados para voltar e encantar a população com um repertório inesquecível. "A gente vai passar por toda a trajetória do Tim Maia. Teremos os clássicos, os românticos, o swing e a fase racional", diz.

Ler matéria completa

×