Bauru

Cultura

Festival de Artes Cênicas de Bauru completa 10 anos

Edição comemorativa contará com público presencial e transmissão online; ingressos poderão ser retirados a partir de hoje (17)

17/10/2021 - 05h00

Valeria Félix

Performance "Réquiem para um Barbeiro", da Cia Os Palhaços de Rua

No próximo dia 23 de outubro, será iniciada a programação comemorativa do Festival de Artes Cênicas de Bauru (Face). Em 2021, o evento, além de completar 10 anos de existência, também voltará a contar com público presencial - de forma reduzida e seguindo todos os protocolos de segurança.

Partindo da premissa "O papel do artista no pós-pandemia", o evento contará com dez espetáculos, cinco oficinas, conferência entre os grupos participantes, mostra audiovisual, além de bate-papo após as apresentações. Todas as atividades são gratuitas.

"Apesar das dificuldades de produzir arte e os desafios que os tempos atuais tem nos mostrado, fazer um dos maiores festivais de artes cênicas do interior paulista acontecer é um grande ato de resistência", explica Andressa Francelino que, junto com Fábio Valério, assina a direção geral e artística do evento.

PROGRAMAÇÃO

Além do palco Espaço Protótipo, o 10º Face também levará arte para um dos principais cartões postais de Bauru. No dia 24 de outubro, às 17h, a Cia Dual (São Paulo) apresentará no Parque Vitória Régia o espetáculo "Linha Vermelha", que une dança e teatro.

Já no dia 25, o público poderá conferir uma atração internacional, Samara Azedo, que diretamente de Portugal apresentará em parceria com o grupo bauruense Protótipo Tópico a performance multimídia "E o que tínhamos fracassou''.

As demais atrações que também estarão no 10º Face são os grupos e artistas: Núcleo Arcênico, de São José do Rio Preto, Daiane Baumgartner, de Rio Claro, Mythus Teatro, de Macatuba, Cia Beira Serra de Circo e Teatro, de Botucatu, Cia da Bobagem, de Bauru, Cia Os Palhaços de Rua, de Londrina, e Protótipo Tópico, de Bauru.

INSCRIÇÕES E INGRESSOS

Com exceção da atração do Parque Vitória Régia, todos os espetáculos do Face contarão com o limite de público de 20 pessoas. Os ingressos para as oficinas e as apresentações poderão ser retirados a partir deste domingo (17), pela plataforma www.sympla.com.br/facebauru/. Toda a programação artística também será transmitida ao vivo no canal do Youtube do festival.

O 10ª Festival de Artes Cênicas de Bauru é uma realização do grupo Protótipo Tópico com apoio da Sociedade Amigos da Cultura, por meio do ProAC - Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

SERVIÇO

A programação completa para o evento pode ser conferida no site: www.facebauru.art.br ou pelo Instagram, @facebauru.

Oficinas

Assim como nas edições anteriores, o evento contará com uma programação de ações formativas, em que os grupos e artistas participantes irão compartilhar com o público interessado um pouco mais sobre processos artísticos. As oficinas "Criação e Composição Coreográfica", "A construção da memória em Silêncio", "A Máscara Neutra na Preparação do Ator" e "Compartilhamento de processo do espetáculo 'O Perdido'" serão realizados de forma presencial, cada um com 15 vagas disponíveis. Já a atividade "Proto - Cinema: Estudos de foco, roteiro e direção com teatro de sombras" será realizada por meio de plataforma online, com 20 vagas. Todos os cursos são destinadas a maiores de 14 anos, estudantes de artes e público geral.

Ler matéria completa

×