Bauru

Cultura

'Raízes & Frutos': o melhor da música raiz em São Manuel

Festival de etnomúsica começa hoje, de forma presencial e gratuita; apresentações pretendem emocionar os fãs

04/11/2021 - 05h00

Daniel Kersys

Osni Ribeiro é um dos idealizadores do festival "Raízes & Frutos"

A cidade de São Manuel recebe, nesta semana, o Festival de etnomúsica paulista "Raízes & Frutos", com apresentações que prometem emocionar os fãs de música caipira, caiçara e afro-brasileira. Os shows ocorrerão nos dias 4, 5 e 6 no Teatro Municipal de São Manuel e, no dia 7, na Praça do Coreto - todos com plateia aberta para o público e entrada gratuita.

Organizado por Osni Ribeiro, Fabius, Sérgio Santa Rosa e Nathalia Cogo, o evento contará com quatro dias de shows presenciais, três dias de oficina, também presenciais, quatro dias de transmissões virtuais e rodas de conversa, que serão realizadas pelo canal da TV Abacateiro no Youtube.

"A gente concorreu ao Proac, na premiação por histórico, e oferecemos realizar este festival, que era um projeto que a gente tinha vontade de fazer, mas não tínhamos tido oportunidade ainda. Fomos contemplados e íamos fazer este festival de maneira virtual. [...] Como a gente tinha até o final deste ano para produzir, acabou tendo uma pequena abertura e flexibilização na pandemia. Então, começamos a sonhar em fazer presencialmente", conta Osni Ribeiro. "No final, acabamos optando por fazer de maneira híbrida".

Com o investimento advindo do edital e apoio da Prefeitura Municipal de São Manuel, o festival tornou-se realidade, oferecendo uma grande variedade de atividades culturais para a população da região. "A ideia é trabalhar com as raízes, que acabam sendo fornecidas com a nossa música e que vem destes movimentos de cultura popular, e com as contemporaneidades, que trazem linguagens mais diferentes e mais acessíveis às pessoas que fazem parte deste nosso tema", explica o músico.

PROGRAMAÇÃO

Nesta quinta-feira (4), às 20h, Osni Ribeiro promove o show de abertura do evento, levando o melhor de seu repertório para o público. Entre as canções selecionadas, estarão grandes composições de seu último álbum lançado, intitulado "Arredores". Logo após, encerrando a noite, Douglas Germano sobe ao palco para animar o público com seu samba e pegada única.

Na sexta-feira (5), às 20h, é a vez da dupla Arnaldo Freitas e Júlio Santin animar a plateia com suas músicas instrumentais, prometendo uma apresentação inesquecível. Na sequência, o Grupo Paranga faz sua performance, trazendo o gostinho do Carnaval com muita animação e alegria.

Trabalhando a música popular brasileira, Katya Teixeira sobre ao palco do Teatro Municipal no sábado (6), às 20h. Em seguida, Victor Mendes e Déo Lopes apresentam suas composições de música brasileira contemporânea, samba caipira e música caiçara, encerrando a noite.

Já no domingo (7), às 19h, o festival é finalizado na Praça do Coreto com apresentações do Trio Tamoyo, que mistura música indígena com música popular e rock and roll, e da dupla Cacique e Pajé, com o melhor da música caipira.

OFICINAS

Como parte da ação cultural, os organizadores promoverão três oficinas de formação musical, sendo elas completamente gratuitas. A primeira, no sábado (6), é intitulada "A Música do Corpo - Percussão Corporal". Ministrado por Andre Venegas, o projeto tem início às 16h e ocorrerá na Estação Ferroviária de São Manuel. Ao todo, são oferecidas 30 vagas para o público de todas as idades. Os interessados devem solicitar a participação via e-mail ([email protected]).

No domingo (7), às 16h, a oficina "Tecnologia e Identidade Cultural" levará o conhecimento técnico de Fabius para o público. A ação também será realizada na Estação Ferroviária. Não há limite de inscrições.

Também no domingo, Valmir Rosa e Luciano Queiroz promovem o "Encontro de Luthiers" na Praça do Coreto, a partir das 17h. Os interessados em instrumentos de cordas são convidados à juntar-se à dupla para discutir sobre o assunto.

SERVIÇO

O Teatro Municipal de São Manuel fica localizado na Rua Epitacio Pessoa, 233 - Centro. A lotação será por ordem de chegada. Mais informações podem ser consultadas pelo e-mail: [email protected]

Apresentações virtuais

Para as pessoas que não podem acompanhar o festival de forma presencial, a organização oferece a possibilidade de assistir às performances de forma remota, pelo Youtube. Os shows vão ao ar no canal da TV Abacateiro nos dias 25, 26, 27 e 28 de novembro, também de forma gratuita. Para assistir, basta acessar o site: https://www.youtube.com/channel/UCl9kxxPfRgnyc942GyI74jw/.

Ler matéria completa

×