Bauru

Cultura

Plataforma tem opções de livros grátis

28/11/2021 - 05h00

Um problema que impede boa parte da população brasileira de ter acesso à leitura são os valores dos livros novos. Familiares que queiram começar a colocar em prática a leitura com as crianças, porém, têm a possibilidade de acessar o programa "Conta pra mim", oferecido pelo Ministério da Educação (alfabetizacao.mec.gov.br/contapramim). Na plataforma estão disponíveis materiais com dicas, além de livros infantis e histórias narradas em áudios.

A pesquisa também indicou que mais da metade dos brasileiros começou a ler por indicação da escola ou dos professores. Com muitas instituições de ensino fechadas devido à Covid-19, incentivar novos leitores pode se tornar um desafio ainda maior.

A doutora Menegucci afirma que, apesar dos educadores terem uma função importante de mediar o encontro com a literatura, a família também é essencial nesse processo, principalmente no primeiro contato das crianças com os livros. "A família tem um papel fundamental, porque mesmo antes de ir para a escola, a criança já está inserida em seu contexto familiar, e é o adulto quem de fato deve apresentar o livro a ela", afirma a professora.

A psicóloga Bianca Lopes acrescenta ainda que a relevância da família no incentivo à leitura se potencializou durante a pandemia do novo coronavírus, uma vez que o principal grupo social de convivência da criança se tornou o familiar. Por isso, dedicar mais tempo a essa importante tarefa pode fazer toda a diferença no futuro da criança.

Ler matéria completa

×