Bauru

Cultura

Cultura e sociedade: formação cultural gratuita está com as inscrições abertas

Projeto do LAB Criação abordará políticas públicas culturais, economia, pesquisa, criação, gestão e produção cultural e teatral

12/05/2022 - 05h00

Divulgação

Jaqueline Fernandes

A partir do dia 26 de maio, o LAB Criação (Laboratório de Criação e Formação em Arte e Cultura) realizará o "Ciclo Cultura e Sociedade", com uma série de atividades formativas online, como webinários, videoaulas e e-book, além de orientação de projetos culturais. A programação é gratuita e, para participar, basta fazer uma inscrição no site do projeto.

O "Ciclo Cultura e Sociedade" promove a pesquisa e produção cultural compartilhando conhecimentos de artistas, educadoras(es), gestoras(es) e produtoras(es) que pesquisam e trabalham com artes cênicas, cultura e sociedade.

METODOLOGIA

O projeto está dividido em três módulos com 10 videoaulas expositivas e um material educativo de apoio ao processo de aprendizagem, o e-book. As aulas trazem reflexões sobre o papel social da arte e da cultura abordando questões de políticas públicas, economia, processos de pesquisa, criação, gestão e produção cultural e teatral.

Além disso, webinários com transmissão ao vivo abrem e encerram o Ciclo com os temas "Políticas públicas de cultura" e "Cultura, teatro e sociedade".

PROGRAMAÇÃO

No dia 26, o webnário trará Ana Clarissa Fernandes, Gisele Marchiori Nussbaumer e Jaqueline Fernandes falando sobre Políticas públicas de cultura. No módulo I do curso, o tema central é "Cultura e Democracia", distribuído nas aulas "Cultura e participação social", com Maria Carolina Vasconcelos; "Economia da cultura e solidariedade", com Luana Vilutis; e "Pesquisas e informações culturais", com Ana Paula do Val.

Já no módulo II, os inscritos estudarão "Corpo, Arte e Política" nas aulas "Artes e vida pública", com Vanéssia Gomes Santos; "Teatro documentário", com Aline Ferraz e Marcelo Soler; "Escrita e dramaturgia negra", com Cristiane Sobral; "Escrita e dramaturgia pós gênero", com Maria Léo Araruna; e "Acessibilidade em cena", com Bruno Ramos.

No terceiro e último módulo, os participantes debaterão "Gestão Cultural" ao longo das aulas "Projetos socioculturais", com Viviane Pinto; e "Fomento a projetos socioculturais", com Chimeni Maia.

Em 14 de junho, será realizado o webinário de encerramento com Maria Elisa Cevasco e José Fernando Peixoto de Azevedo.

MENTORIAS

Quem se interessar em aprofundar os conhecimentos para o desenvolvimento de um projeto sociocultural pode se candidatar para as Mentorias, encontros de orientação de projetos conduzidos por educadoras com experiência na área. Elas serão realizadas entre os dias 13 de junho e 15 de julho, sob orientação de Chimeni Maia, Luana Devechiati, Tania Capel e Viviane Pinto.

SERVIÇO

Para se inscrever no "Ciclo Cultura e Sociedade", basta acessar o link: https://www.labcriacao.com/.

Realização

O "Ciclo Cultura e Sociedade" é realizado com recursos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), via Lei Rouanet, com patrocínio da empresa WestRock, apoio da Prefeitura de Araçatuba e da Prefeitura de Blumenau, realização da Bendita Prosa, Girassol Incentiva, Simpoiese Projetos Culturais, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e Governo Federal.

Ler matéria completa

×