Bauru

Cultura

Oficinas e palestra de restauro sobre a história da gravura

Ação realizada por meio do ProAC ocorre de forma gratuita

14/05/2022 - 05h00

Reprodução/Instagram

Adriana Vera Duarte ministrará a oficina de conservação de papel

Durante o mês de maio, o Projeto Formação da "Oficina de Gravuras de Bauru" e Conservação, Restauro e Difusão da Coleção de Obras de Arte em Papel da Pinacoteca Municipal de Bauru realiza diferentes atividades para professores da área de artes e público geral interessado em conservação de papel. O evento é gratuito, com vagas limitadas, e ocorrerá no Teatro Municipal e na Casa Ponce Paz.

O projeto é realizado pelo Programa ProAC Editais, do Governo do Estado de São Paulo, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Bauru, por meio da Pinacoteca Municipal.

Contemplado em primeiro lugar pelo Programa de Ação Cultural Edital "Museus e Acervos", a ação é da proponente AVD Ateliê Arte & Restauro, de autoria de Adriana Vera Duarte. "O objetivo foi reunir arte, cultura e educação para conservação e divulgação da técnica da gravura na cidade de Bauru", explica Adriana.

PROGRAMAÇÃO

No próximo dia 23, o Teatro Municipal "Celina Lourdes Alves Neves" recebe a palestra "História da Gravura", com Manoel Canadá. Mestre em Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista, com graduação em Artes Plásticas na Faculdade Belas Artes de São Paulo e Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, atualmente é professor de História da Arte na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Além disso, atua ministrando cursos no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). O evento ocorre das 18h30 às 20h30, de forma gratuita, com vagas limitadas.

Já no dia 25, o Teatro sedia a oficina "Conservação de papel", ministrada pela equipe de Restauradores do Ateliê AVD Arte & Restauro. A ação é voltada aos profissionais de Instituições Culturais da região de Bauru, e ocorre das 10h às 12h e das 14h às 17h.

Também haverá um curso de gravuras para professores de Arte da Rede Municipal de Bauru, ministrado pelo Artista Gastão Debreix. Ao todo, serão capacitados 31 professores, terminando em junho.

SERVIÇO

Para realizar sua inscrição e obter mais informações sobre o projeto, basta entrar em contato com a Pinacoteca, pelo telefone: (14) 3232-1552.

Ler matéria completa

×