Bauru

Cultura

CineSolarzinho, 1º cinema a energia solar do Brasil, retorna a Ipaussu

Projeto exibe o filme infantil 'Detetives do Prédio Azul 2 - O Mistério Italiano'

29/05/2022 - 05h00

Paulo Perez/Cinesolar/Divulgação

O Cinesolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável

A magia do cinema movido a energia solar é a proposta do CineSolarzinho, que retorna, na terça-feira (31), a Ipaussu (SP), com atividades culturais para toda população. Com patrocínio da CPFL Energia e apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura Municipal, a ação será realizada na Praça Dr. Raphael de Souza, a partir das 18 horas. Serão exibidos curtas-metragens brasileiros e o filme infantil "Detetives do Prédio Azul 2 - O Mistério Italiano".

Na sessão, que tem entrada gratuita e distribuição de pipoca, o público pode conhecer a estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, instalada no próprio veículo que carrega todo o cinema.

O CineSolar - que tem a versão CineSolarzinho para o público infantil - é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia solar. Funciona através de duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que foram grafitadas e adaptadas com as placas fotovoltaicas e um sistema de conversão de energia e armazenamento. Cada sprinter carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema.

Ler matéria completa

×