Bauru e grande região

 
Gastronomia

Fama merecida

Baixo em gordura e rico em nutrientes, o atum é o peixe campeão de vendas e favorito de quem está em dietas de emagrecimento

por Mariana Sewaybricker

22/11/2020 - 05h00

Saboroso e econômico, o atum, que é conhecido em algumas partes da Espanha como a "carne do mar", tem a sua fama estabelecida há décadas. O que muitos talvez não saibam é que ele é um dos peixes que mais traz benefícios à saúde. "O atum é um alimento extremamente nutritivo. É rico em proteína de alta qualidade e uma excelente fonte de nutrientes importantes, como selênio, magnésio e potássio. Além disso, é rico em vitaminas do complexo B e ômega 3", enumera a nutricionista clínica Flávia Sguario.

Muito menos calóricos do que a carne vermelha, os peixes apresentam o que os especialistas chamam de gorduras boas, que são fundamentais para dietas que visam reduzir os níveis de colesterol e triglicérides. Além disso, o atum é um peixe que pode ser incluído no cardápio com muita facilidade, pois ele vai bem grelhado, na mistura de patês, na massa, no risoto ou até mesmo cru, como é de costume na culinária japonesa. No mercado, o atum pode ser encontrado de diversas maneiras, mas os mais consumidos são em posta ou enlatado. A quem preferir o peixe fresco, a nutricionista Alyne Santim recomenda escolher aqueles que apresentem odor característico, semelhante ao cheiro de mar. "O aspecto deve ser firme e elástico ao toque e estar firmemente preso à espinha. As guelras devem ser bem vermelhas e úmidas. As escamas devem estar brilhantes e bem presas à pele. Os olhos devem ser transparentes, brilhantes e o ambiente de venda deve ser com temperatura controlada de até 3ºC", explica. Para manter o sabor e preservar suas propriedades nutricionais, a dica é prepará-lo com a pele.

Os peixes ao natural são sempre as melhores opções, mas a versão em lata também pode ser utilizada, pois o atum enlatado passa por um processo de aquecimento que preserva parte dos nutrientes e prolonga seu tempo de conservação. "O que devemos nos atentar é à quantidade de sódio nas embalagens dos produtos", alerta Alyne.

Confira a seguir receitas deliciosas com o peixe. 

Atum ao molho agridoce

Comidal 01.12.2014 - Atum ao molho agridoce - (Foto: Divulgação)

Ingredientes:

4 postas de atum

1 colher (sopa) de sopa de margarina cremosa

1 xícara (chá) de cebola cortada em fatias finas

3/4 xícara (chá) de caldo de peixe

1 xícara (chá) suco de laranja

2 colheres (sopa) de vinagre

1 colher (sopa) de shoyu light

2 colheres (sopa) de açúcar mascavo

1 1/2 colher (sopa) de fubá

6 fatias finas de laranja

3 ramos de cebolinha

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque o atum e cubra com 1/2 xícara de chá de água. Cozinhe em fogo baixo por cerca de dez minutos ou até o peixe ficar macio. Enquanto isso, em uma frigideira, derreta a margarina e refogue a cebola. Junte o caldo de peixe, o suco de laranja, o vinagre, o molho de soja, o açúcar mascavo e misture bem. Em seguida, junte o fubá dissolvido em três colheres de sopa de água fria. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e cozinhe por quatro minutos, mexendo sempre para não formar grumos. Em uma travessa, coloque as postas de atum e cubra com o molho. Decore com as fatias de laranja e cebolinha e sirva em seguida

(www.sadia.com.br/receitas)

Atum de forno com crosta de broa

Ingredientes:

3 colheres (sopa) de manteiga

meia cebola ralada

3 colheres (sopa) de farinha de trigo

1 xícara e meia (chá) de leite

meia colher (chá) de sal

noz-moscada a gosto

1 caixinha de creme de leite

2 batatas médias pré-cozidas e cortadas em rodelas grossas

2 xícaras (chá) de broas de milho esfareladas grosseiramente

tomilho fresco a gosto

orégano fresco a gosto

sal a gosto

3 colheres (sopa) de manteiga

2 latas de Atum Sólido em Óleo COQUEIRO

Para Untar

Azeite de oliva

Modo de preparo

Preaqueça o forno em temperatura média (180°C). Unte um refratário retangular médio (18 x 28 cm) e reserve. Em uma panela, derreta a manteiga em fogo médio e doure levemente a cebola. Junte a farinha, misture e refogue por 1 minuto até formar uma pasta lisa e sem grumos. Adicione o leite aos poucos, mexendo sempre até engrossar. Tempere com o sal e a noz-moscada. Acrescente o creme de leite e misture bem. Reserve.

Em uma tigela, junte a broa, o tomilho, o orégano, o sal e a manteiga, misture com as pontas dos dedos, formando uma farofa granulada e úmida. Reserve.

Montagem: Escorra o atum sólido em óleo. Reserve. Coloque as rodelas de batata no fundo do refratário reservado, espalhe o molho branco reservado e distribua o atum por cima. Cubra com a broa reservada e leve ao forno por 20 minutos ou até dourar levemente. Sirva em seguida. (www.coqueiro.com.br)

Bolo salgado de atum com legumes

Comidal 01.12.2014 - Atum ao molho agridoce - (Foto: Divulgação)

Ingredientes:

3/4 xícara (chá) de óleo de soja com canola

4 ovos

1 xícara (chá) de leite

3 colheres (chá) de sal

280 g de farinha de trigo

2 colheres (sopa) de fermento químico

300 g de mix de vegetais congelados (milho, ervilha, cenoura e vagem)

1 cebola pequena picada

2 colheres (chá) de cheiro verde picado

1 lata de atum em água

1/2 sachê de tempero em pó para legumes

Modo de preparo:

Massa: Em liquidificador leve os ovos, o leite, o sal e o óleo de soja com canola para bater. Junte a farinha de trigo e bata até que a massa fique lisa e homogênea. Adicione o fermento e bata só para misturar

Recheio

Para começar, despreze a água do atum e coloque-o em uma vasilha. Adicione os demais ingredientes, misture e reserve

Montagem

Em uma forma retangular, coloque 2/3 da massa. Adicione a mistura de vegetais e atum e cubra com o restante da massa. Em forno pré-aquecido, leve para assar à temperatura de 180ºC, por aproximadamente 35 minutos. Se enfiar uma garfo e ele sair limpo, significa que está pronto

(www.soya.com.br/site/receitas)

Ler matéria completa