Bauru e grande região

Economia & Negócios

Confiança presente na região

por Editoria de ?Economia? do JC, com Dora Press Comunicação

22/12/2013 - 05h00

Novos investimentos sempre são possíveis e a loja de Marília, com nome de joia, é uma prova disso

Jad Zogheib, empresário, visionário e atento às oportunidades, sempre acreditou no potencial da região. Tanto que em novembro de 2008 foi iniciado o projeto de expansão da rede. Marília foi a cidade escolhida para receber a primeira loja fora de Bauru.

Nasceu o Confiança Esmeralda, um espaço de 16.000 metros quadrados de área construída, 4.000 metros quadrados de área de vendas, estacionamento para 300 veículos. Um espaço com perfil de shopping que possui 20 lojas de conveniência e serviços e uma concessionária de automóveis da Renault, além de restaurante e pizzaria próprios.

Localizada na região mais nobre da cidade, a loja é diferenciada não só pelo tamanho, mas também pela sua concepção e beleza, dentro dos exigentes padrões do varejo moderno. Um local do mais alto nível, repleto de novidades para cada setor de vendas.

É a maior loja da rede e uma referência nacional em supermercados, além de ter um projeto arquitetônico moderno, ousado e admirado por todos, que ainda contempla um paisagismo com jardim interno, que virou ponto turístico de Marília.

E o resultado não poderia ser melhor. O Confiança Esmeralda emplacou na cidade e trouxe uma certeza para Jad: a região receberia novos investimentos.

Em 2012, mais duas cidades foram contempladas com lojas da rede. A primeira foi Pederneiras, no mês de setembro, onde o Confiança assumiu o supermercado Marajoara, um dos principais estabelecimentos da cidade, com mais de 19 anos de atuação.

O local foi todo repaginado com o objetivo de oferecer um atendimento diferenciado à cidade, além de mix de produtos com mais opções para os clientes.

Para manter o padrão das lojas da rede, em breve será inaugurada uma nova unidade na cidade, que irá substituir a já existente. Localizada em local nobre de Pederneiras, o espaço contará com 2.000 metros quadrados de área de venda e irá gerar cerca de 200 postos de trabalho, aquecendo a economia da cidade. 

No mês de dezembro do mesmo ano (2012) foi a vez de Jaú receber uma unidade da rede, em um espaço de 4.000 metros quadrados de área construída, sendo 2.000 de espaço de venda.

Para Jad, as aberturas das unidades vieram ao encontro de um antigo desejo de fortalecer a marca da rede em municípios tão importantes da região.

“Nós sempre soubemos da grandeza das cidades da região, tanto pelas suas importâncias históricas quanto pelos seus potenciais comerciais, industriais e de geração de negócios e investimentos”, afirma.

‘Nos alegra’

E o projeto de expansão da rede deve continuar durante os próximos anos. “O Confiança sempre foi visto com bons olhos por toda a região de Bauru, por isso está nos nossos planos investir por aqui. É  interessante, pois as pessoas de outras cidades nos pedem para abrir uma unidade por lá, isso nos alegra muito e dá a certeza que o trabalho está sendo bem feito”, destaca Jad.

E para atender a demanda de todo esse crescimento, em breve será inaugurado o novo Centro de Distribuição do Confiança. O local terá mais de 10.000 metros quadrados, com pé direito de 12 metros, em um terreno com área total de 96 mil metros quadrados capacidade de milhares de posição/paletes, além de 28 docas para carga e descarga e capacidade de expansão.


30 anos em família

Essa história foi marcada por muito esforço, dedicação e trabalho. E o resultado está aí. Hoje, o Confiança é uma grande rede com nove lojas, sendo seis em Bauru e uma unidade nas cidades de Marília, Jaú e Pederneiras, um centro de distribuição, uma unidade de cesta básica e um centro administrativo.

Além disso, é uma das empresas que mais emprega na região, contando com cerca de 2.600 colaboradores, que constroem esta linda história todos os dias sempre em busca do melhor para todos os clientes. 

São 30 anos de muitas histórias e conquistas. Gestão, intuição, estratégia e superação marcam a trajetória do empresário Jad Zogheib e o sucesso da rede Confiança, além de sua determinação e visão de futuro.


Em prol da comunidade

A história do Confiança Supermercados também é marcada por sua atuação em prol da comunidade. Há quase 20 anos, o crescimento da rede sempre andou em paralelo com o desenvolvimento de projetos sociais, beneficiando entidades assistenciais, colaboradores e meio ambiente.

São mais de 20 projetos que têm arrecadações revertidas em benefícios para as populações das cidades de Bauru, Marília, Borebi, Vera Cruz, Arealva, Cabrália Paulista, Garça, Pederneiras, Duartina, Jaú e Piratininga, todas assistidas pelas ações.

“Essas ações são apenas uma pequena retribuição para a comunidade de Bauru e região, que sempre nos tratou com muito carinho e respeito”, diz.


Um dos projetos mais antigos é a Ação Fraternal, que ajudou diversas entidades ao longo desses anos doando alimentos para a preparação de um almoço ou jantar com o propósito de reunir toda a comunidade em torno do mesmo objetivo: arrecadar fundos para elevar a qualidade dos serviços prestados. A previsão é que o número de entidades beneficiadas chegue a 78 ainda este ano.

Além disso, o Confiança realiza a distribuição de todo o material de divulgação dessas ações. E os números provam que esse é um caso de sucesso. Desde seu  inicio com o show do Daniel, realizado no ano de 2002 no Recinto Mello Moraes, até este ano, a Ação Fraternal arrecadou quase R$ 3 milhões de reais, que foram repassados para as instituições.

 “Esses números só mostram o quanto as comunidades atendidas são engajadas na ajuda ao próximo. Elas sempre nos dão um retorno positivo em todas as ações propostas”, afirma o diretor presidente da rede Confiança Supermercados, Jad Zogheib. Ele ainda destaca que a prática da responsabilidade social está no DNA da empresa desde o início de suas atividades.


Em 2009, a rede lançou o Confi Social, um setor específico para o desenvolvimento de vários projetos de apoio a instituições filantrópicas, igrejas, associações comunitárias, entre outras. Isso fez com que todo auxílio para as entidades assistenciais pudessem ficar mais ágeis e organizadas. 

Há anos também atua como realizador, ao lado do Jornal da Cidade, do evento Viva Bauru, que promove com a Prefeitura e Associação das Entidades Assistenciais da cidade a Festa do Sanduiche Bauru, que só em 2013 destinou mais de R$ 240 mil para as entidades voluntárias.

“A intenção é sempre aumentar o número de projetos em prol da comunidade. Nós já atuamos em campanhas de vacinação e doação de sangue, no incentivo a nossos colaboradores em projetos de voluntariado, possuímos caixa coletora de pilhas e baterias em nossas lojas, realizamos exposições de artesanato, agendamos visitas das escolas nas lojas, apoiamos passeios ciclísticos, além de auxiliarmos inúmeros projetos beneficentes”, diz o empresário.


Em 2012, o Confiança foi responsável pela construção da sala de informática e da biblioteca/brinquedoteca para o Projeto Crescer, do grupo Amor e Caridade (Ceac) em Bauru. Já na cidade de Marília, deu ajuda para a construção da quadra esportiva do Projeto Nova Geração Amor de Mãe.

E este ano foi marcado por ações de grande impacto na comunidade, como o projeto “Reciclar para Transformar”, uma iniciativa socioambiental muito interessante, que levou pontos de coletas para a comunidade descartar óleo de cozinha, pilhas, baterias, lâmpadas e eletro eletrônicos, gratuitamente.

O projeto percorreu as seis lojas da rede em Bauru durante quatro semanas, sempre às sextas-feiras e aos sábados, com um estande e presença dos representantes das empresas parceiras oferecendo orientações e realizando o recolhimento do material levado pela população.

No total foram arrecadadas aproximadamente 800 lâmpadas, uma tonelada de lixo eletrônico, 30 litros de óleo e 800 pilhas e baterias.  Todo o material foi encaminhado para reciclagem.

Além disso, em todos os locais de coleta foram distribuídos materiais educativos, com informações sobre a importância de fazer o descarte correto desses produtos.


Outra ação de muito êxito é a parceira com o projeto “Mesa Brasil”, do Sesc. Desde 2003, o Confiança doa produtos dos setores de hortifruti e padaria, com o objetivo do repasse e reaproveitamento para as instituições. No total já foram doadas mais de 200 toneladas de alimentos em todos esses anos.

Embora as ações de responsabilidade social do Confiança sejam muito conhecidas, nos últimos anos a rede de supermercados também investiu de maneira intensiva em projetos socioambientais. “As ações têm o objetivo de envolver clientes, colaboradores e a comunidade em um processo de construção de um futuro melhor com ações simples de preservação do meio ambiente”, afirma Jad.

Prova disso é campanha de reciclagem de óleo nas lojas da rede, que conquistou o prêmio “Valores do Brasil”, em 2010, na categoria educação sustentabilidade, com a campanha “Óleo que limpa e alimenta”. O projeto, que foi realizado em parceria com o Banco do Brasil e a empresa Granol, funciona até hoje da seguinte maneira: cada quatro litros de óleo usado eram trocados por uma garrafa nova de 900 ml. O material entregue foi transformado em biodiesel. O sucesso foi tanto que, em 2011, foram recolhidos 49 mil litros e, em 2012, fez nascer o projeto Super Granolzinho de reciclagem de óleo, voltado para alunos da rede pública e particular de ensino.