Bauru e grande região

Economia & Negócios

Comércio aquecido amplia o otimismo para o Dia das Mães

Diante da boa fase dos últimos meses, lojistas projetam aumento de até 11%

por Ana Beatriz Garcia

04/05/2019 - 07h00

Aceituno Jr./JC Imagens
Assim como em anos anteriores, o comércio central terá horário especial na próxima sexta-feira (10)

Falta uma semana para a comemoração do Dia das Mães, data que garante o segundo melhor faturamento ao comércio, ficando atrás apenas do Natal. E o setor está ainda mais otimista em Bauru neste ano, uma vez que, nos últimos meses, vive uma fase de aquecimento das vendas. Assim, os lojistas esperam que haja crescimento em até 11% na comercialização de presentes para homenagear as mamães, vovós e afins.

Malavolta Jr.
Ivan Mouta, do Bauru Shopping, fala sobre a atual fase de aquecimento do comércio

"Nós estamos bastante otimistas. O primeiro quadrimestre foi muito bom. De janeiro a abril, tivemos um crescimento de 9% comparado ao mesmo período no ano passado. Então, acreditamos que, com o Dia das Mães e dos Namorados, possamos chegar até um pouco mais, com crescimento de 10 a 11% em relação ao ano passado", afirma o gerente geral do Bauru Shopping, Ivan Mouta.

Segundo ele, alguns fatores colaboraram para que esse aquecimento nas vendas fosse notado nos últimos meses. "Estamos com mais lojas, o Shopping está melhor estruturado, a economia do País deu uma melhorada significativamente e o varejo está melhor que no ano passado. Estamos, também, com um sorteio de uma Mercedes, um prêmio robusto que dá uma incrementada nas vendas. Então, sustentamos esses números com base nisso: no que estamos sentindo nos últimos meses e até no feriado, que gerou um movimento muito bom para nós", destaca.

A campanha do Dia das Mães e do Dia dos Namorados do centro de compras já começou e, como disse Ivan Mouta, sorteará uma Mercedes-Benz. O veículo, modelo CLA 180, está avaliado em R$ 142 mil. A cada R$ 200,00 em compras no Bauru Shopping, o cliente terá direito a um cupom. As trocas realizadas de segunda a quinta-feira garantem cupons em dobro.

As lojas e a praça de alimentação e lazer do centro de compras ficarão abertas de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h (lojas), das 12h às 20h (lojas âncoras), e das 11h às 22h (alimentação e lazer).

NO CENTRO

Malavolta Jr.
Odair Secco Cristovam, presidente da CDL, afirma que as pessoas estão mais confiantes

O comércio central da cidade também vêm sentindo o aquecimento no setor, de acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). "As pessoas estão mais confiantes em termos de compras e com necessidades que estavam há muito tempo paradas. O consumidor está voltando a comprar e isso se amplia agora no Dia das Mães", afirma o presidente da CDL, Odair Secco Cristovam.

E os números de exclusões e consultas no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) também variaram positivamente nos últimos quatro meses, em relação ao ano anterior. "Houve um aumento significativo no número de consultas ao SPC, o que significa que o consumidor procurou mais as lojas. E as exclusões de nomes foram bastante altas, o que mostra o interesse em voltar a comprar", afirma o diretor jurídico da CDL, Elion Pontechelle Junior.

De acordo com os dados fornecidos pela entidade, entre janeiro a abril de 2019, foram 3.497 exclusões de nomes do SPC, contra 2.624 em 2018. Já as consultas saltaram de 88.701 em 2018 para 105.721 no primeiro quadrimestre deste ano.

Por outro lado, as inclusões de nomes no SPC fecharam o quadrimestre de 2019 com 14.751 novos nomes, enquanto 2018 concluiu o mesmo período com 4.337. Contudo, Elion explica que esse número não reflete o momento de aquecimento do setor. "Esse número ficou um pouco acima da média por uma questão pontual. Foram duas empresas que estavam com muitos nomes represados e acabaram fazendo a inclusão agora. Por isso, deu esse montante", justifica o diretor. "Estamos otimistas e prevendo um Dia das Mães com muitas vendas. Acreditamos que haja um aumento na casa dos 7% em relação ao ano passado", finaliza.

Eletrodomésticos, vestuário e calçados, portáteis e maquiagens são os itens de maior aposta dos comerciantes, de acordo com o representante da CDL.

E, para atender aqueles consumidores que sempre deixam para os "45 minutos do segundo tempo" , o comércio central de Bauru funcionará na próxima sexta-feira (10) em horário especial, ficando aberto até as 22h. No restante dos dias, de segunda a sábado, o expediente será das 9h às 18h.As lojas do Boulevard Shopping Bauru também se preparam para atender a demanda. "O Dia das Mães é uma data sempre muito esperada para o varejo. Até o dia 12 de maio, o shopping terá a promoção 'Toda Mãe Tem Um Lado Boulevard', onde, ao juntar R$ 300,00 em compras, o cliente troca por um kit do O Boticário", afirma a gerente de marketing do Boulevard Shopping, Tais Tavares.

Samantha Ciuffa
Reinaldo Cafeo, da Acib

MAIS VENDAS E EMPREGOS

A Associação Comercial e Industrial de Bauru (Acib) também estima aumento nas vendas do comércio para o Dia das Mães. A data deve impulsionar também a geração de empregos.

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviço e Turismo (CNC), o Dia das Mães deve ter alta de 3,8% neste ano no País, o equivalente a um crescimento nominal de praticamente 8% em relação a 2018. "É possível, em nível local, atingir o crescimento previsto em nível Brasil", afirmou o presidente da Acib, o economista Reinaldo Cafeo.

Segundo ele, os setores que devem puxar o aumento em Bauru são os de perfumaria e cosméticos, seguidos por vestuário, calçados e acessórios. A venda de celulares e eletroeletrônicos também deve apresentar bom desempenho.

Para atender ao crescimento da demanda, é estimada a geração de 22,1 mil postos de trabalho em todo o Brasil. O Estado deve contratar 6,3 mil. Em Bauru, de acordo com a Acib, a contratação de mão de obra temporária neste período deve ficar próximo a 180 empregos.