Bauru e grande região

Economia & Negócios

Ticomia: de Bauru para o mundo

Empresa bauruense é destaque nacional em festas de formaturas

por Bianca Paulline

11/08/2019 - 05h14

Vinicius Bomfim

Renato Pugliesi, Mauricio Pugliesi e Marco Antônio Marques de Oliveira

A cidade de Bauru, que recentemente completou 123 anos, foi o palco para o início de uma das maiores empresas da cidade sem limites. No começo, três amigos que estudavam na mesma universidade, se juntaram para organizar festas de república, trazendo diversão aos alunos. A mascote da casa onde viviam, o gatinho Tico, apelido vindo de uma música famosa naquela época, gerou o nome do primeiro projeto. A partir dos pequenos eventos, oportunidades maiores foram surgindo ao longo do tempo, como a organização de grandes festas e, posteriormente, a organização de formaturas inesquecíveis.

Com um conceito diferente do que existia no País e buscando atender a uma demanda em qualidade e inovação, Marco Antônio Filho, Mauricio Pugliesi e Renato Pugliesi iniciaram a produção de eventos para formaturas em 1996, profissionalizando todos os processos que envolviam a organização de uma festa completa. No ano de 1998, estudantes bauruenses participaram da primeira formatura planejada oficialmente pela empresa "Ticomia", nome que se tornou famoso entre os jovens. Assim, juntos abraçaram mais essa conquista e hoje colecionam uma trajetória de sucesso.

Ao sentirem que o mercado de eventos para formaturas era escasso na região, os organizadores aproveitaram a oportunidade para estudar quais novidades poderiam trazer e como fornecer uma estrutura melhor para as festas. Foi assim que passaram a cuidar do que chamavam de "comissão da comissão". Antigamente, cada comissão era responsável pela execução, relacionamento com fornecedores e contratos, sendo a principal organizadora do evento. Por ser uma função complexa e que exigia muito tempo, os eventos acabavam sendo muito básicos, contendo apenas decoração, buffet e salão. "Percebemos que, naquele momento, era preciso pesquisar, trazer algo novo, e que uma empresa destinada a essa função ajudaria muito, deixando as tarefas mais leves e divertidas para os alunos. Na época, este modelo foi algo inovador. Hoje, nossa visão é ser a empresa mais conectada com o mundo universitário", comenta Marco Antônio Filho.

Espaços para eventos

A Ticomia foi a idealizadora e a investidora do salão construído no Haras Canarin, em Bauru, onde hoje tem a exclusividade no segmento de formaturas. Além desse espaço, a empresa tem outros salões próprios e vários em parceria. O Espaço T, em Marília, foi um projeto personalizado pela Ticomia de um salão de eventos multiuso, projeto este que foi replicado em várias cidades, entre elas Botucatu (Espaço da Mata) e São Carlos (Espaço Oásis).

 

Conquistas

Atualmente, após 25 anos de mercado, a Ticomia celebra 100% de seus eventos entregues, a satisfação de seus clientes e números que surpreendem: mais de 178 mil formandos e mais de 4 milhões de convidados nos eventos, com um índice de satisfação de 96% dos clientes. A empresa também já atendeu mais de 12.066 cursos de 859 instituições, gerando um recorde nacional em vendas no ano de 2018. De 2019 a 2023, mais de 1.276 turmas já estão sendo atendidas. "Nos próximos 5 anos, a expectativa é chegarmos ao surpreendente número de mais de 6 milhões de clientes atendidos em toda a história da Ticomia. Além disso, temos um plano de expansão nacional com a expectativa de abertura de mais 25 unidades durante esse período", revela Marco Filho.

Após grande consolidação no mercado, a empresa se tornou pioneira no ramo e iniciou, em 2014, o projeto de "Franchising", o que possibilitou a expansão dos serviços para diversos estados e cidades do país. Hoje, a Ticomia está presente em Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Dourados, Florianópolis, Goiânia, Londrina, Marília, Maringá, Ribeirão Preto, Rio Preto, São Carlos, São Paulo, Vale do Paraíba e Vitória. A expansão para o Exterior também é uma das metas da Ticomia, que já tem organizado formaturas no Paraguai.

Gratidão à 'Cidade sem Limites'

Em Bauru, a empresa encontrou um grande apoio e estrutura para alavancar suas ideias, fomentando a economia da cidade e a geração de empregos, com mais de 300 colaboradores diretos em toda a rede, sendo aproximadamente 120 alocados na matriz e por volta de 180 na rede de franquias. A empresa também disponibiliza vagas para freelancers, que auxiliam durante a temporada de formaturas, chegando à marca de mais de mil pessoas envolvidas. Além das oportunidades de trabalho geradas, a Ticomia movimenta muitos parceiros como buffets, distribuidoras de bebidas e vários outros.

INVESTIMENTOS

Na última temporada, foram investidos cerca de 2,5 milhões em tecnologia, como ferramentas, soluções, equipe de desenvolvimento e softwares. O planejamento para a próxima temporada é voltado para o investimento de mais 3 milhões, o que demonstra a importância em lançar-se nessa era digital dentro do segmento de formaturas.

Além de todo o cuidado no atendimento durante o processo de formatura, a empresa também se preocupa com o posterior contato aos formandos. "Nós temos alguns projetos durante a execução e o pós evento para acompanhar a jornada do cliente após o término da graduação, visando a continuidade no bom relacionamento com a empresa", ressalta Mauricio Pugliesi.

Você sabia?

Tico, o gatinho da casa, emprestou o nome ao primeiro projeto da Ticomia

Ler matéria completa