Bauru e grande região

 
Economia & Negócios

INSS mantém portas fechadas até o próximo dia 19 de junho

A medida visa a proteção da população durante a pandemia

por FolhaPress

23/05/2020 - 06h00

Divulgação

Atendimento seguirá sendo prestado pela internet, por meio do Meu INSS

São Paulo - O atendimento remoto nas agências da Previdência Social aos segurados e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi prorrogado até o dia 19 de junho. A decisão foi publicada desta sexta (22) no Diário Oficial da União (DOU), por meio da Portaria Conjunta 17.

No dia 20 de março, outra portaria definia o atendimento remoto até o dia 30 de abril. Segundo a Secretaria de Previdência do Ministério da Economia, a medida "visa a proteção da coletividade durante o período de enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus (Covid-19)".

Durante esse período, o atendimento ao usuário seguirá sendo prestado pela Internet, por meio do Meu INSS, ou pelo telefone 135. Os casos que dependem de perícia médica serão analisados sem a perícia presencial. Em vez disso, será necessário que o segurado anexe o atestado médico pelo portal ou aplicativo Meu INSS.

Antes da conclusão da análise, o instituto vai antecipar parte do benefício, no valor de um salário mínimo (R$ 1.045). Os postos do órgão federal responsável por conceder e pagar aposentadorias e pensões fecharam suas portas oficialmente em 23 de março. Em São Paulo, as unidades estão fechadas desde 19 de março.

Ler matéria completa