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Economia & Negócios

Venda de bicicletas cresce em meio à pandemia

89,2 mil unidades foram montadas em setembro, um crescimento de 39,6% na comparação com agosto

por FolhaPress

22/11/2020 - 05h00

Gabriel Cabral/Folhapress

Victor Hugo Cruz produz bicicletas elétricas customizadas e comemora resultados das vendas

A produção e a venda de bicicletas têm crescido em ritmo acelerado no segundo semestre. De acordo com a Abraciclo, entidade que representa as fabricantes de veículos de duas rodas, 89,2 mil unidades foram montadas em setembro, um crescimento de 39,6% na comparação com agosto.

O dado considera apenas as bikes produzidas no Polo Industrial de Manaus, onde estão as gigantes Caloi e Houston, mas indica o potencial do segmento, que vem sendo explorado por empreendedores. Segundo a Aliança Bike, que reúne lojistas e empresas voltadas ao transporte sustentável, as vendas das associadas cresceram 93% na comparação entre os meses de agosto de 2020 e de 2019.

"Vivemos um boom de vendas com a pandemia da Covid-19, já que o uso da bicicleta é recomendado pela OMS [Organização Mundial da Saúde] como alternativa segura de mobilidade para evitar aglomerações, comuns no transporte público", diz Cyro Gazola, vice-presidente do segmento de bicicletas da Abraciclo.

Victor Hugo Cruz, CEO da Vela Bikes, especializada em modelos elétricos, diz que o comércio digital representa 95% do total durante a pandemia. Antes, equivalia a 60% dos negócios. A produção começou em meio à crise. "E dependemos de componentes importados que foram afetados pelo dólar. Só conseguimos nos manter pelo potencial da bicicleta elétrica", afirma Hugo Cruz.

A persistência tem sido recompensada. Em 2015, foram montadas 80 bikes. Em 2019, o número chegou a 800 unidades.  O dólar alto segue como um dos principais entraves. Bikes que custavam R$ 4.500 hoje são vendidas por R$ 6.800, segundo Cruz. 

Problemas com peças também afetam os fabricantes instalados em Manaus. "Todas as fabricantes instaladas no polo estão trabalhando a plena capacidade, mas estamos limitados pela falta de insumos. Mesmo se esforçando muito, os fornecedores globais não têm condições de atender aos pedidos", diz Gazola, da Abraciclo. Para o representante da entidade, o equilíbrio entre produção e demanda deverá retornar no próximo ano.

Modelos de sucesso

A escassez de componentes faz os empreendedores acompanharem com mais atenção os movimentos do mercado é preciso ser mais assertivo nas escolhas do portfólio. Os modelos de maior sucesso no mercado brasileiro são as mountain bikes, mais robustas e adequadas ao uso em estradas de terra. Essa categoria representa 54,4% de todas as bicicletas fabricadas no país entre janeiro e setembro deste ano, segundo a Abraciclo. Em seguida estão as opções de passeio com estilo mais urbano, que detêm uma fatia de 33,9% da produção. As bikes elétricas, que equivalem a apenas 0,7% da fabricação nacional, têm potencial de crescimento. De acordo com a Aliança Bike, a comercialização desses modelos por meio de suas associadas cresceu 53% na comparação entre os meses de agosto de 2019 e de 2020. Hugo Cruz afirma que alta nas vendas passa por diferentes fases na pandemia. Ele explica que, entre maio e junho, quando grande parte da população estava em home office, houve pouco uso das bicicletas. O boom veio em seguida, com a alta na procura por bikes mecânicas, para a prática de exercícios. Agora é a vez dos modelos elétricos voltarem a crescer, como alternativa para distâncias mais longas.

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