Bauru e grande região

Esportes

Charge com macacos iniciou rivalidade entre Brasil x Argentina

29/07/2014 - 15h30

Reprodução Internet

Charge argentina com "brasileiros macacos": rivalidade começou em 1920

Segundo alguns historiadores, a maior rivalidade do futebol, entre Brasil e Argentina, teria começado em 1920, o jornal argentino “Crítica” publicou uma charge acompanhada de um texto escrito pelo uruguaio Antonio Palacio Zino onde a delegação e jogadores do Brasil eram retratados como macacos.

A charge preconceituosa contra o time brasileiro apareceu na edição do dia seguinte da vitória do Brasil diante dos argentinos pela antiga Copa Roca, quando o time canarinho venceu por 1 a 0 e levou o seu primeiro título.

O jornal chegou às mãos dos jogadores do Brasil e isso causa revolta entre os atletas.  Entretanto, na época, o volante brasileiro Sisson tentou convencer os companheiros a não entrar em campo no amistoso, como forma de protesto, mas alguns outros acharam que deveriam jogar em respeito ao público.

Como seria impossível devolver o dinheiro aos torcedores presentes, foi acordado entre os jogadores que a partida seria realizada com apenas 7 atletas de cada lado. Os sete que aceitaram entrar em campo. No jogo, os hermanos venceram por 3 a 1 e esse foi o jogo considerado como marco zero na rivalidade entre as seleções, que esquenta até hoje as partidas e as gozações dos torcedores.