Bauru e grande região

Esportes

ABDA inaugura a 1ª piscina olímpica coberta e climatizada da região

São instalações no mesmo nível dos principais centros de treinamento

por Vinicius Lousada

07/08/2016 - 07h00

Em meio ao clima das Olimpíadas que tomou o Brasil, mais um passo foi dado na busca pelo sonho de milhares de crianças e adolescentes assistidas pelos projetos socioesportivos da Associação Bauruense de Desportos Aquáticos (ABDA).  Na manhã deste sábado, a entidade inaugurou a primeira piscina com medidas olímpicas, coberta e climatizada, da região.

E esta foi apenas a primeira das três etapas previstas para o complexo esportivo para treinos e competições, batizado de Arena ABDA e instalado nas dependências da Sociedade Hípica de Bauru. Antes mesmo da entrega oficial, a piscina foi estreada em grande estilo pelas seleções olímpicas de polo aquático feminina e masculina da Hungria e pela feminina do Brasil.

O “gostinho” do contato com grandes competidores, é claro, aguçou ainda mais o desejo e o foco dos atletas de alto rendimento da ABDA para “chegar lá”. Caso do Igor Almeida, que, aos 18 anos, sonha em participar dos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio.

“O futuro a Deus pertence, mas vou fazer minha parte e treinar muito. Aqui, tenho todo o suporte que preciso, desde a alimentação até os custos do meu curso de fisioterapia. Agora, então, essa piscina incrível fará muita diferença”, conta.

Alex Mita
Cláudio Zopone: casa própria é sonho antigo

Seriedade, dedicação, amor e solidariedade, aliás, foram os únicos pedidos do presidente da ABDA, Cláudio Zopone, aos jovens assistidos pela instituição, que custeou praticamente todos os investimentos aplicados no complexo esportivo.

“O mais legal de tudo é que essa será a nossa casa própria, um sonho antigo. Tudo isso é feito para essas crianças. A ABDA nunca será maior do que elas”.

Zopone conta que o projeto da Arena ficou pronto em agosto do ano passado. A execução das obras começou em outubro e praticamente todos os investimentos foram custeados pela entidade. Segundo ele, apesar da aprovação pelo Ministério dos Esportes pela lei de incentivo, a captação de recursos junto a outras empresas foi muito pequena.

Mais uma piscina

Além da piscina coberta, a fase um já contempla o projeto com academia, ambulatório, salas de estudos e fisioterapia, vestiário e sala de professores. A fase dois do projeto prevê a finalização de uma segunda piscina olímpica ao ar livre, equipada com os mesmos aparelhos da piscina coberta. E a fase três vai concluir a estrutura do local, com finalização das áreas administrativa e de recepção e refeitório. Todo o projeto foi 100% custeado pelo ABDA.