Bauru e grande região

Esportes

Park golf: Bauru recebe torneios com nova modalidade hoje e amanhã

por Marcele Tonelli

16/03/2019 - 07h00

Facebook/Reprodução
Organizador do evento, Valério Brisot é um dos entusiastas do Park Golf em Bauru

Bauru recebe hoje e amanhã dois torneios de Park Golf, uma nova e alternativa modalidade do esporte. O "1.º Torneio de Park Golf do Residencial Lago Sul" ocorre hoje, das 14h às 18h, e o "1.º Torneio de Park Golf do Bauru Golf Club" será realizado amanhã, das 9h às 13h. Ambas competições ocorrem no Bauru Golf Club, localizado no quilômetro 362 da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), a Bauru-Marília. A entrada é livre para os espectadores. O evento contará com a presença do presidente da Federação Brasileira de Park Golf Wilson Yamamoto.

Organizador dos torneios e entusiasta da modalidade em Bauru, que surgiu em 2017 com a implantação de um campo de Park Golf no condomínio Lago Sul, Valério Brisot conta que ao menos 100 atletas são esperados. "Temos delegações de várias cidades, além de Bauru. Caravanas de Curitiba, Ponta Grossa, Assaí, Carlópolis, do Paraná, e Atibaia e Avaré, de São Paulo", comenta Brisot, que também é diretor da federação. As inscrições encerraram em 10 de março.

ESPORTE E PREMIAÇÃO 

Considerado um esporte inclusivo, o Park Golf não possui ranking. Mas os cinco primeiros em cada categoria nos torneios são premiados com troféus. São três categorias no feminino e três no masculino: Júnior (até 65 anos), Sênior (de 65 a 75 anos) e Máster (acima de 65 anos). Mas todos os participantes, especialmente os acima de 80 anos, recebem lembranças por participação. 

"As regras, formato e dificuldade são idênticas às do golfe tradicional. Mas os campos são menores, com 25 a 100 metros quadrados, têm 36 buracos e os jogadores usam apenas um taco e andam menos", compara Valério. "A bolinha do park golf também é duas vezes maior e atinge apenas um metro de altura, o que faz com que o esporte possa ser praticado em locais mais restritos", explica Brisot. Bauru é a 4.ª cidade do Estado a receber o Park Golf.