Bauru e grande região

Esportes

MANIPULAÇÃO DE RESULTADOS

por JCNET

11/09/2019 - 06h00

Por manipulação de resultados, o tenista brasileiro Diego Matos, 31 anos, 1.135 do mundo, foi banido do tênis profissional. Terá ainda que pagar uma multa de 113 mil euros (R$ 540 mil). Provaram que Diego esteve envolvido em manipulação (venda) de resultados em pelo menos 10 dos seus jogos. O intuito de todos os jovens que tentam o circuito profissional é de chegar num nível capaz de poder jogar os grandes torneios, que é onde se ganha muito dinheiro. Um percentual insignificante consegue. Outros ficam tentando, mas nunca saem dos torneios pequenos.

MANIPULAÇÃO DE RESULTADOS

Tem tenista que joga um torneio na Europa, semana seguinte, na Ásia, na outra, nos Estados Unidos, mas o campeão desses torneios (pequenos), ganha dois, três mil dólares. Perdedores de primeira, segunda rodada, 150, 250 dólares. Órgãos responsáveis, que cuidam para que não haja manipulação de resultados, passam a investigar esses jogadores. Muitas vezes, comprovam que estão vivendo da venda de resultados. A quem interessa essas vendas? Aos apostadores (das casas de apostas). Apostam muito dinheiro no azarão. Claro, já sabem quem vai ganhar.

DICA

Para ter uma ideia da qualidade técnica de um tenista, basta observar o seu segundo saque. É comum amadores forçarem demais o primeiro saque, mas se erram, executam o segundo (saque) fraco, dando chance ao adversário de executar uma devolução vencedora. Às vezes, uma ou outra dupla falta, por tentar um segundo saque mais eficiente, pode ser menos prejudicial que ser "bombardeado" constantemente. Jogar com o primeiro saque com "meia força" também pode ser interessante. Afinal, primeiro saque é quase sempre menos atacado.

CURIOSIDADE

Ao vencer o US Open, encerrado no último domingo, o espanhol Rafael Nadal, chegou ao título de número 19, em torneios do Grand Slam. Tem agora apenas um título menos que o suíço Roger Federer, o maior ganhador, com 20 títulos. Federer tem 38 anos. Já disputou 80 Grand Slams. Poderia ter disputado 84. Por opção não jogou por três anos em Roland Garros e um no US Open, por contusão. Nadal tem 33 anos. Disputou 47 Grand Slams. Poderia ter disputado 57, mas por contusão não pode jogar esses 10.

Ler matéria completa